Dia do Professor: educador é agente essencial no fomento à cultura da inclusão
A construção de uma sociedade inclusiva começa na sala de aula e a comunidade escolar deve estar preparada para atender as necessidades e especificidades de alunos com deficiência, aponta especialista em práticas inclusivas
O Dia do Professor é celebrado anualmente no Brasil em 15 de outubro desde 1963. A data, que homenageia e reconhece a importância do profissional que tem como objetivo difundir conhecimentos, é também uma oportunidade para destacar o papel da educação para a construção de uma sociedade mais inclusiva, conforme aponta a psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, Cíntia Santos. Para ela, o desafio dos gestores educacionais é preparar a comunidade escolar para que a inclusão comece dentro da sala de aula.
O objetivo do Instituto Ester Assumpção, organização que não tem apoio governamental e sem fins lucrativos, é trabalhar em prol da inclusão, principalmente no mercado de trabalho e na educação. Por isso, ações que visem preparar a comunidade escolar são planejadas pela instituição, conforme aponta Cíntia Santos. “Anunciamos recentemente, pela segunda vez, a parceria com o projeto Criança Esperança. Desta vez, vamos implementar o Paideia – Programa de Assessoria e Intervenção, que foi totalmente formulado pela nossa equipe e é voltado para o Desenvolvimento Educacional Inclusão e Acessibilidade”, explica a psicóloga que atua na coordenação da iniciativa que vai promover a educação inclusiva em 10 escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com Cíntia Santos, o intuito do Paideia é oferecer capacitação em educação inclusiva aos profissionais das escolas, principalmente professores e gestores, além da capacitação na metodologia ‘Treinamento de Pais’. “Nosso projeto baseia-se na Lei Brasileira de Inclusão que diz ‘A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurando sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem’. Sendo assim, tem como objetivo assessorar escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte na implantação práticas pedagógicas que respeitem as diferenças individuais dos alunos com deficiência”, comenta a especialista.
A coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção destaca a importância do Dia do Professor para mostrar à sociedade que o profissional que atua em sala de aula é agente essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva. “Justamente pelo fato de a inclusão começar dentro das escolas, estamos direcionando várias ações para a área educacional para preparar e instrumentalizar toda a comunidade escolar, principalmente o educador que está no dia a dia com os alunos. Se temos uma escola inclusiva, formamos cidadão conscientes e fomentadores da inclusão, o que acaba reverberando no mercado de trabalho, que é o nosso outro foco de atuação”, explica Cíntia Santos.
Em parceria com o projeto Criança Esperança, o Instituto Ester Assumpção vai atuar no sentido de preparar a comunidade escolar para a adaptação de materiais pedagógicos. “Vamos criar um comitê gestor das ações inclusivas composto por professores, gestores e representantes dos alunos com deficiência, oferecer atividades de intervenções psicopedagógicas para as crianças com deficiência e realizar palestras sobre educação inclusiva. Além disso, teremos oficinas para adaptação de materiais pedagógicos e cursos sobre educação inclusiva, em especial para educadores e gestores, para ampliar o alcance do projeto”, complementa.
A equipe do Instituto Ester Assumpção elaborou um planejamento de intervenções que seguirá três fases. “A primeira é o diagnóstico de atitudes inclusivas, em seguida a intervenção junto ao público, como pais, crianças com deficiência e professores e depois, a mais importante, que é a manutenção das ações inclusivas. Dessa forma, pretendemos criar um ambiente favorável para que os professores, gestores e demais atores envolvidos no processo educacional absorvam os conhecimentos trazidos pelo instituto e sejam capazes de replicá-los com autonomia na prática escolar”, conclui Cíntia Santos.
Instituto Ester Assumpção
Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.
Site: https://www.ester.org.br
Instagram: https://www.