Indicador visa maior segurança e qualidade aos alimentos que chegam aos consumidores
O INDEX PariPassu de qualificação para produtores e distribuidores de frutas, verduras e legumes para com as melhores práticas de produção e comercialização, foi apresentado ao mercado no último dia 7 de outubro
Para monitorar a qualidade dos produtos que chegam ao prato da população, a PariPassu, integrante do Genesis Group, empresa de tecnologia e solução para rastreabilidade e qualidade de alimentos, desenvolveu o INDEX PariPassu. Este é uma nota de qualificação dos produtores e distribuidores de hortifrúti, clientes da companhia, que tem como pilares a rastreabilidade, o padrão de qualidade, a segurança do alimento e a auditoria e certificação. O propósito do INDEX é orientar no desenvolvimento dos processos e melhoria contínua dos ranqueados.
De acordo com Giampaolo Buso, Diretor Executivo da PariPassu, este indicador é resultado de mais de 16 anos de acompanhamento da cadeia agroalimentar de perecíveis e é uma forma de mensuração quantitativa para a qualificação de produtores e comercializadores. “Nós avaliamos quatro pilares para indicar qual é o nível de qualificação técnica do produtor e do comercializador compondo assim uma classificação. A escolha dos pilares ocorreu com base na demanda do mercado e com conversas junto aos nossos clientes”, afirma.
O primeiro pilar que compõe os critérios dessa avaliação é a Rastreabilidade. Este que é o controle dos processos para o acompanhamento do caminho percorrido pelo alimento. O segundo pilar é o Padrão de Qualidade, baseado na inspeção de qualidade realizada pela indústria e supermercados, utilizando como referência fichas técnicas pré-definidas por produto. O terceiro pilar é a Segurança do Alimento, onde se monitora a conformidade das análises de resíduos químicos. Por fim, o quarto pilar é composto pelas auditorias e certificações de protocolos nacionais e internacionais.
“Cada um desses pilares indica o nível de qualificação do nosso cliente e a nota final é a média dos pilares. Este resultado permite a comparação entre os pares e identifica onde e por que existe a diferença”, reforça Buso.
Ainda segundo o diretor, o INDEX PariPassu foi construído para facilitar o direcionamento das melhorias associadas às boas práticas. “O benefício é coletivo e a missão da PariPassu é organizar as informações do setor de alimentos, para torná-las acessíveis e úteis. É isto que estamos entregando ao mercado e aos nossos clientes”, reforça.
Edição 2021
A edição deste ano, a terceira consecutiva, para apresentação do INDEX PariPassu exclusivo para seus clientes, ocorreu na noite de ontem (07/10). A abertura do evento contou com uma apresentação do analista Anderson Galvão, CEO da Céleres, empresa de consultoria focada na análise do agronegócio. No encontro online, ele mostrou informações e análises de mercado, além das principais tendências do setor.
Atualmente são mais de mil produtores e fornecedores de FLV que são avaliados, por mais de 100 supermercados parceiros no item qualidade. Para o diretor executivo da PariPassu, os supermercados são o elo de conexão entre fornecedor-consumidor e com o INDEX, produtores, distribuidores e varejistas podem trabalhar orientados para objetivos comuns, compartilhados e buscando eficiência integrada.
“Não utilizamos os dados exclusivamente do indivíduo, nós comparamos esses dados juntamente com as informações do que o mercado também está avaliando. Ou seja, é uma forma de entender como você é visto pelo mercado e como é visto como fornecedor. É um benchmarking do segmento de frutas, legumes e verduras em busca da melhoria contínua e busca por alimentos mais seguros e de qualidade.”, finaliza Buso.