O Maior do Ceará: Elera Renováveis inaugurou Complexo Solar Alex
Evento contou com presença de autoridades e marcou início da operação do empreendimento capaz de abastecer quase 1 milhão de residências
Nesta quinta-feira (2/9), a Elera Renováveis inaugurou o Complexo Solar Alex, localizado entre os municípios de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, a cerca de 230 Km de Fortaleza, no Ceará. O empreendimento chamou a atenção de todos pela sua magnitude, com extensão equivalente a cerca de 800 campos de futebol e abrigando nove usinas fotovoltaicas. Alex se junta a um dos maiores parques solares do Brasil, o Complexo Janaúba (MG), que será concluído pela Elera em 2022, com capacidade instalada de 1,2 GWp. Quando os dois estiverem em operação, a Elera Renováveis terá mais de 3,1 GW em operação com fontes solares, hídricas, eólicas e de biomassa.
A inauguração do Complexo Solar Alex contou com a presença de autoridades como o governador do estado, Camilo Santana, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Evandro Leitão, e os prefeitos dos municípios de Tabuleiro do Norte, Rildson Vasconcelos, e de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena; além do CEO da Elera Renováveis, Fernando Mano, parceiros, colaboradores e executivos.
Durante o evento, o governador exaltou a importância do empreendimento para o estado e especialmente para a região. “Esse empreendimento significa esperança para o povo do Ceará e da região, nesse momento tão desafiador. Fiquei impressionado com a tecnologia aplicada nesse complexo e fico orgulhoso por hoje abrigarmos um parque como esse.”, afirmou Santana. O CEO da Elera fez questão de demonstrar gratidão pela dedicação dos envolvidos e enaltecer os benefícios do Complexo Alex. “Agradeço à dedicação dos funcionários da Elera, fornecedores e parceiros, muitos aqui presentes, e à parceria com as comunidades de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte”, disse Mano, “durante a fase de construção, foram gerados quase 4.000 empregos, entre diretos e indiretos, contribuindo significativamente com a economia local. O Complexo Solar Alex tem capacidade instalada de 360MWp, com mais de 810 mil módulos fotovoltaicos instalados, podendo suprir diretamente quase um milhão de residências”, complementou.