Startup de educação desenvolve negócio que conecta professores e alunos como numa corrida de Uber

As chamadas edtechs criam ferramentas tecnológicas para aproximar aluno-professor; Plataforma de reforço escolar da franquia Monitorias vem suprindo e auxiliando a falta de aulas regulares nas escolas através de ensino individualizado

 

Com o início da pandemia, o Brasil teve que mudar a forma de levar educação aos milhões de estudantes. Somente no ensino básico são 48,5 milhões de estudantes, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao MEC.

Algo que surgiu no mercado há pouco tempo, mas que ganhou destaque no setor educacional nesse período são as edtechs, startups educacionais que tem o intuito de simplificar e gerenciar com maior eficiência a abordagem de aprendizado. Assim, é possível fazer com que professores, tutores e educadores tenham mais tempo para concentrar nas necessidades específicas de cada estudante.

“A busca por ferramentas de auxílio na educação mais que dobrou durante a pandemia. Com a dificuldade sentida no ensino, principalmente no ano passado, onde as escolas tiveram que encerrar as aulas presenciais, muitas famílias buscaram alternativas de levar um reforço escolar aos seus filhos de forma remota, e essa prática continua sendo muito utilizada, principalmente para matérias em que o aluno sente dificuldade”, avalia Rafael Rocha, fundador e CEO da rede Monitorias Reforço Escolar.

Segundo pesquisa divulgada pelo Centro de Inovação para Educação Básica (Cieb) e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), 449 startups do setor educacional estão ativas atualmente no país, sendo que 59% estão presentes no Sudeste, com predomínio no estado de São Paulo, o que representa 35,1% dessas startups.

Ainda segundo o levantamento, o mercado mais procurado é o da educação básica (ensino infantil, fundamental e médio), com 70,6% das edtechs, e as plataformas são usadas como tipo de recurso educacional preponderante em 67% delas.

Gerando aprendizado

Criada em 2014, a Monitorias conta com método de ensino eficiente que envolve avaliação, personalização, aprendizado e suporte para que o processo de aprendizado seja o mais natural, rápido e intuitivo, focado no que o aluno realmente precisa, garantindo um aprendizado dez vezes maior do que aulas convencionais. Em 2020 a rede se lançou no mercado de franquias num modelo totalmente on-line.

As aulas são ministradas por meio de plataformas de vídeos como Zoom, Skype ou Google Meet utilizando ferramentas de ensino como lousas digitais, vídeos e materiais de apoio. Após cada aula realizada a rede fornece ao aluno informações importantes do desempenho durante a aula através de relatórios pedagógicos digitais para que os responsáveis e até mesmo os franqueados possam verificar como foi a aula.

Plataforma

“A Monitorias atua como plataforma que interliga o interessado no reforço escolar e conecta esses interessados com professores disponíveis. O fraqueado é um agente de vendas que busca alunos interessados, faz a venda, ganha dinheiro, repassa a aula para a plataforma, onde o professor aceita as que ele tiver interesse”, explica o CEO da rede.

São mais de sete mil professores parceiros cadastrados em seu banco de dados, atuando em mais de 46 cidades, distribuídas em dez estados brasileiros. Todos esses prestadores de serviços são cuidadosamente selecionados e especializados em diversas áreas, o que oferece respaldo e segurança para que os pais contratem uma empresa reconhecida no mercado brasileiro e que em tão pouco tempo – há quase um ano inserida no mercado de franchising para potencializar a atuação no mercado – chega há quase 50 unidades.

 

Todo o processo de seleção de professores parceiros é feito por meio da tecnologia nas seguintes etapas: 1) Cadastramento; 2) Validação de dados e documentos enviados; 3) Validação de recursos de áudio e vídeo; 4) Entrevista remota com candidatos; 5) Aprovação e acesso à Plataforma do Professor.

“O objetivo do negócio Monitorias é intermediar, de forma digital, a contratação de professores parceiros para a prestação de serviços voltados à educação com excelência compreendendo reforço escolar, aulas particulares, acompanhamento pedagógico, psicopedagógico, entre outros”, salienta o CEO.

“Uberização” da educação

A Monitorias é responsável por toda área de ensino por meio de um processo automatizado. Quando a aula chega para a franqueadora (após o franqueado realizar o agendamento pela plataforma), esta aula é direcionada para o professor mais adequado para o atendimento, de acordo com os critérios solicitados pelos responsáveis e franqueado, assim como numa corrida de Uber.

O franqueado conta com uma plataforma de acesso simples e dinâmico, onde é possível verificar todas as etapas para condução do negócio, inclusive vários caminhos de abordagem e atendimento ao aluno, além ainda de fazer uma observação ao professor, durante o agendamento da aula, sobre o que o estudante está buscando. Como por exemplo, conteúdo, detalhes específicos do aluno, para que essa aula seja o mais assertivo com o que o aluno está buscando.

A Monitorias funciona exclusivamente on-line, possibilitando o aluno escolher o dia e horário para fazer a aula desejada. A rede soma 46 unidades comercializadas, sendo 1 própria na Grande São Paulo e o restante franqueadas nos Estados de Goiás (Anápolis, Aparecida de Goiânia, Valparaíso de Goiás, Goiânia, Quirinópolis), São Paulo (São Paulo, Araçatuba, Atibaia, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Jundiaí, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ribeirão Pires, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Taboão da Serra), Ceará (Fortaleza), Minas Gerais (Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora), Amazonas (Manaus), Paraná (Carambeí, Castro, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais), Rio de Janeiro (Iguaba Grande, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia e Volta Redonda), Distrito Federal (Brasília), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Santa Catarina (Balneário Camboriú, Camboriú).

“Já é mais que provado que é possível estudar de forma on-line, principalmente as crianças e adolescentes que muitos até então não tinham experimentado essa nova forma de estudo. Muitas famílias já conseguem enxergar que essa é a tendência de mercado e que é possível integrar aluno e professor no virtual. E nós buscamos levar humanização do estudo por meio do modelo de ensino individual”, conclui o CEO da franquia.

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