SENAR: O ” S ” DO CAMPO ENSINA A FAZER FAZENDO
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR foi criado pela Lei Nº 8.315, de 23 de dezembro de 1991, nos termos do art. 62 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, com o objetivo de organizar, administrar e executar em todo o território nacional o ensino da formação profissional rural e a promoção social do trabalhador rural, em centros instalados e mantidos pela instituição ou sob forma de cooperação.
Ao longo de sua história de 25 de atuação no Estado do Ceará, o SENAR já ofereceu gratuitamente mais de 25 mil cursos, atendendo a mais de 420 mil trabalhadores. Sua missão é exatamente promover a capacitação dos trabalhadores rurais, com a oferta de cursos de Formação Profissional Rural – FPR, Promoção Social – PS e de Programas Especiais – PE, com uma grade de cursos em todas as cadeias produtivas da agropecuária. Somente em 2018, ofertou 1.100 cursos e capacitou em diversas áreas mais de 19 mil produtores, muitas vezes feitas dentro da propriedade, baseada na filosofia do Ensinar a Fazer Fazendo.
O nosso ” S” é totalmente diferente dos demais pois é o único que não cobra pelo serviço executado, ou seja, é gratuito e ainda disponibilizamos alimentos no decorrer dos cursos para esses produtores. Além disso, a arrecadação não decorre de nenhuma verba que saia do governo para fazer esse trabalho. O recurso decorre de um percentual de 0,2% sobre a venda da produção e, por lei, 80% desses recursos devem ser aplicados para atender ao trabalhador rural.
Outro aspecto importante que nos diferencia: somos uma só instituição , que faz ao mesmo tempo a formação profissional e a promoção social. Desde 2015, estamos oferecendo também educação formal gratuita, formando técnicos em agronegócio em quatro Pólos: Fortaleza, Cascavel, Quixeramobim e Quixadá.
Na área de promoção social, destacamos o Programa Agrinho, levado aos alunos das escolas de ensino fundamental da zona rural, através de uma proposta pedagógica baseada em temas transversais como meio ambiente, saúde e cidadania, na transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa, atendendo a mais de 130 municípios , beneficiando mais de 2 milhões e 600 mil alunos, em 16 anos de execução.
Também levamos saúde ao campo, através do programa Saúde do Homem e da Mulher, somente este ano, atendemos a 1.141 homens com o exame de PSA e consulta com o médico urologista e 1.061 mulheres, com os exames de papanicolau.
Isto posto, acreditamos que fica demonstrada a importância do trabalho executado pelo SENAR que chega aos mais longínquos e difíceis pontos do país, levando informação, novas tecnologias, saúde e educação, transformando a vida de milhares de famílias de agricultores, que no caso do Ceará, 98% estão localizados na região semiárida.
FLÁVIO VIRIATO DE SABOYA NETO
Presidente do Conselho de Administração do SENAR-AR-CE e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).