Arte urbana cearense em intercâmbio cultural no Oriente Médio

Acidum Project completa 15 anos de atuação com múltiplas ações, dentre elas o roteiro de arte urbana no Líbano, no Egito e em Israel. Os cearenses Terezadequinta e Robézio representam o Brasil nessa iniciativa de Embaixadas que marca a diplomacia entre o Brasil e os países do Oriente Médio

 

A partir do dia 15 de julho os artistas cearenses do Acidum Project (@acidumproject), Terezadequinta e Robézio, viajam para o Oriente Médio a convite da Embaixada do Brasil em Beirute (Líbano). O projeto de arte pública marca a ação diplomática entre Brasil e países da região. As intervenções artísticas iniciam com um mural a ser realizado em uma parede lateral de um edifício de 9 andares, cerca de 27 metros de altura, e será executado em parceria com artistas locais e com a agência Iibanesa ”Art of Change”. Além do Líbano, o duo que completa 15 anos de atuação estará ainda em projetos no Cairo, capital do Egito, e também no interior deste país, e em Israel.

“Estamos empolgados para essas conexões, são locais com cenas efervescentes. O convite da Embaixada demonstra o reconhecimento da arte urbana como meio e mensagem. Deixaremos um legado brasileiro de impacto visual em um local que passa igualmente a nós por um cenário pandêmico caótico. A peculiaridade da empena escolhida pro mural fica na área portuária onde ocorreu a trágica e enorme explosão em Beirute”, explica Robézio. Segundo o artista, o grafite e a arte urbana têm ganhado destaque no país e despontam como meio de expressão social.

O primeiro mural é o da capital libanesa e será feito em parceria com o artista local Renoz. “Rodamos o mundo fazendo muralismo, intervenções, falas e divulgando nossa cultura, usando técnicas diversas e inspirações que se misturam e se adaptam a influencias de cada local que estamos. É a nossa conexão que faz o conceito da obra. O mural de Beirute irá reverberar e trazer coisas positivas no momento da execução e por muito tempo. É sempre assim, anos depois percebemos frutos nascendo de projetos, porque a arte urbana pulsa mesmo com o passar dos anos”, comenta Terezadequinta.

O Acidum Project tem, ainda em julho, agendas no Egito e em Israel. Em 2021, ano de comemoração dos seus 15 anos de atuação, Tereza e Robézio mostraram a potência das suas múltiplas ações culturais. Em junho, criaram o projeto visual da capa do álbum do aclamado pianista pernambucano Amaro Freitas. Além das ações de muralismo no Oriente Médio, terão obras em exposições no Brasil e no mundo.

Após um período de intensa produção, quando aproveitaram o isolamento rígido para trabalhar em ateliê, o duo fará exposição da nova série de telas para exposições no Brasil e em outros países. “Retornaremos a expor em galerias em Recife, Rio de Janeiro, Austrália, Montreal, Paris e EUA, além disso, hoje temos representação local no Ceará com a Cave Galeria”, destaca Robézio.

Acidum Project: conheça a arte nas cidades e em galerias

Parte do colorido da nossa cidade vem do talento expressado através da arte urbana do duo Terezadequinta e Robézio, do Acidum Project. Podemos fazer um roteiro visual começando no Dragão do Mar, passando pelo Museu da Fotografia, pelo Mercado Central, por casas no Morro Santa Terezinha, indo à América do Norte (Estados Unidos) e além-mar, como França, Alemanha e Cabo Verde.

O histórico do duo segue um currículo de peso, já foram convidados para pinturas e ações de arte em lugares como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, em projetos como StreetRiver, na Ilha do Combú, Belém do Pará, em Winwood, em Miami, Le Mur, em Paris, além de participação em festivais como Mural Festival, em Montreal, City Leaks, em Korl, Alemanha, 20X21 Eugene, nos EUA, entre outros.

Não para por aí, eles são idealizadores e coordenam o Festival Além da Rua de Arte e Conexões. Em 2019, o evento promoveu a primeira exposição de artistas nacionais e internacionais com pinturas de velas, realizado na praia do Pecém e em expansão para outros pontos do litoral cearense. Este ano, o Além da Rua será retomado. “O objetivo é ampliar possibilidades poéticas de atuação, na arquitetura ou explorando campos de visualização e trânsito dos lugares, como em velas de barcos, parte do cenário à beira mar”, explica Robézio.

Em julho, ainda veremos outro projeto realizado: a conclusão das Ações do Laboratório Acidum Escola de Arte Urbana, em parceria com o Instituto Povo do Mar – IPOM. O projeto é de ações formativas e fruição cultural, voltadas a crianças e adolescentes de comunidades do entorno da sede do IPOM, na Praia do Futuro, e terá o Acidum Project coordenando a pintura dos prédios, dos brinquedos e das instalações da Praça Dom Helder, que fica localizada na Av. Dioguinho, no bairro Vicente Pinzon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar