Varejo aposta em inovação para alavancar crescimento; estudo mostra mais de 290 startups no setor
No Brasil, existem atualmente 293 startups com soluções para o Varejo, divididas em 13 categorias, sendo que 14,4% delas estão na categoria de Sistema de Gestão de Lojas e Estoque, seguido por Fintechs no Varejo – que representam 13,7% – e Marketing e CRM (12,4%), logo depois aparecem as soluções de Fidelização, Recomendação e Cashback, com 12%.
Os números são do Liga Insights Retail – maior estudo já feito no Brasil sobre startups do setor, realizado pela Liga Ventures (https://insights.liga.
O estudo mostra como as tecnologias estão ajudando o setor a se modernizar, facilitando a gestão e dando mais inteligência aos varejistas, além de melhorar as experiências dos consumidores.
Físico x online
Pesquisas mostram que 74% dos consumidores ainda preferem comprar em lojas físicas, porém 9 em cada 10 clientes pesquisam virtualmente antes de ir ao ponto de venda. “O comportamento do consumidor vem mudando consideravelmente na última década e está seguindo os passos da revolução digital. Mas, mesmo com a tendência online, o varejo tradicional ainda é muito forte e não deve morrer. Ainda assim, a necessidade de inovação se faz necessária e, como em diversos setores, o varejo também precisa se adequar às novas necessidades dos consumidores”, afirma Raphael Augusto, startups hunter da Liga Ventures e responsável pelo Liga Insights.
O Varejo 4.0
Atração do cliente, Experiência na loja, Entrega e Fidelização do cliente são aprofundados no contexto da relação entre o mundo físico e digital.
Atraindo o consumidor: para atrair o consumidor uma tecnologia muito utilizada é a geolocalização – que permite que as empresas sejam mais eficientes e assertivas, inclusive, nas campanhas mobile. Uma startup que está inovando nesse segmento é a pernambucana In Loco (https://inloco.com.br/), que nasceu para oferecer tecnologia de dados e localização para o varejo físico. A solução traz métricas e informações, que aumentam e influenciam o fluxo nas lojas. A In Loco já mapeia cinco milhões de estabelecimentos comerciais e está presente em 80% dos smartphones do Brasil.
O Marketing Omnichannel também é uma ferramenta poderosa para aproximar varejo e consumidor. No setor, uma startup que cresce a cada dia é FlowSense (https://flowsense.com.br/) – startup de inteligência e engajamento geolocalizado para apps. Por meio de suas aplicações e soluções, as empresas podem explorar os dados de localização gerados por usuários de aplicativos e transformá-lo em estratégias eficientes para comunicação, vendas, marketing e expansão do negócio.
Além disso, os Chatbots, Wi-Fi e Hotspots também são inovações que fazem a diferença na hora de atrair os clientes. Segundo previsões do Gartner, em 2020 os chatbots serão usados em 25% das operações voltadas para o atendimento consumidor.
Experiência dentro da loja: durante a jornada de compra, a experiência que o consumidor vai ter dentro da loja é um dos pontos mais importantes, já que o cliente valoriza cada vez mais uma boa experiência no momento da compra. Algumas das soluções que auxiliam o varejo físico nesse quesito são: Digital Signage e Touchscreen, Mobile Apps e Omnichannel. A SEED Digital (https://www.seeddigital.com.
Entregas: uma pesquisa da McKinsey, apontou que 25% dos clientes aceitariam pagar mais pelo produto só para recebê-lo instantaneamente. Já dados do comércio eletrônico mostram que a entrega é um dos fatores que mais convence o consumidor a comprar online: 79% fretes grátis, 54% devoluções gratuitas, 42% envio no mesmo dia, 40% envio no próximo dia, 36% devoluções facilitadas e 21% entrega em até duas horas. Last Mile, Clique e Retire, Logística Reversa são as estratégias a serem exploradas pelo setor.
Fidelização dos clientes: além da preocupação em atrair os consumidores para as lojas físicas, otimizar e melhorar a experiência deles dentro dos estabelecimentos e entregar os produtos da forma mais rápida possível, agora os varejistas também precisam se dedicar a fidelização dos clientes. Uma tecnologia que pode ajudar são ferramentas de Coleta e análise de Feedbacks. No Brasil quem usa essa tecnologia é o Gorilla App (https://gorilaapp.com.br/) – plataforma que mede a satisfação do cliente em tempo real. Com a coleta de dados por meio da plataforma, é possível criar pesquisas determinando as métricas mais importantes e disponibilizá-las em diversos canais, como e-mail, web, SMS, redes sociais, QR codes e até WhatsApp. Além disso, a startup comercializa totens de pesquisas para medir a satisfação do cliente de forma offline.
Liga Insights Retail
Veja o levantamento completo aqui:
https://insights.liga.ventures
Fonte:
Plataforma DisruptBox com 11.263 mil startups brasileiras, composta pelo banco de startups da Liga Ventures que incluem inscrições para os programas de aceleração e eventos da aceleradora, recomendações, notícias abertas em portais de negócios e busca ativa de startups.
O estudo contou com o apoio de conteúdo do Ibmec-SP, Astella Investimentos, NOVAREJO e PWC.
Número de startups no segmento: 293.
Entrevistados no estudo: mais de 50 pessoas – entre empreendedores, especialistas e grandes empresas.
Áreas das startups mapeadas:
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Buscadores, comparadores e localizadores de produtos
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Chatbots para atendimento ao consumidor
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Construtores de e-commerces
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Experiência de loja, VR e VA
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Feedbacks, reviews e análises inteligentes
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Fidelização, recomendação e cashback
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Fintechs no varejo
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Gestão e Treinamento de times
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Indoor Analytics
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IoT, Big Data, analytics e AI
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Logística, Entrega e Last Mile
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Marketing e CRM
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Sistema de gestão de loja e Estoques
Sobre a Liga Ventures
Criada em 2015, a Liga Ventures (http://liga.ventures/) é uma das maiores aceleradoras de startups do país e pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate ventures, com parceiros como BNDES, GPA, Brink’s, Porto Seguro, Embraer, Mercedes-Benz, AES Brasil, Intel, TIVIT, Eaton, WebMotors, Sascar, Unilever, Ticket Log e mais de 11 mil startups em seu banco de dados. Só em 2017, foram realizadas mais de 3 mil inscrições nos programas de aceleração, na qual a Liga é responsável desde o processo de seleção das startups até o acompanhamento dia a dia com os empreendedores. Foram realizados também mais de 200 eventos e 782 horas de conteúdo produzidos diretamente para grandes empresas e startups. A Liga também acelerou 77 startups em 15 ciclos de aceleração e criou estudos inéditos via projeto Liga Insights, apontando startups que estão inovando nos setores de AutoTech, Tecnologias Emergentes, HR Techs, Health Techs, IT, Real Estate, Eleições 2018 e Martechs.