O mundo mágico do home office

Por Eduardo Guiraud, gerente de Pessoas e Cultura da Philip Morris Brasil

 

Como um profissional de Pessoas e Cultura ou, se preferir, Recursos Humanos, vários amigos, colegas e conhecidos me perguntam como tem sido esta experiência de trabalho remoto durante a pandemia, como tenho visto a adaptação das pessoas a este momento, como será o futuro do trabalho, entre outras coisas.

Normalmente respiro fundo, inicialmente pra deixar de lado os desafios e dificuldades que todos acabamos vivenciando neste momento incomum que atravessamos, mas principalmente para lembrar o que faz do home office uma oportunidade e um momento tão agradável e especial, ainda mais neste cenário de pandemia.

Durante uma conversa virtual da qual participava com um colega, ele tirou uma foto linda quando meu filho caçula se aproximou e sentou em meu colo. Esta foto me  estimulou a contar um pouco de tudo que enxergo e acredito que o trabalho remoto tem para nos oferecer.

Pois é, já diz o ditado que “na vida são as pequenas coisas que fazem a diferença” e, no meio da pandemia em que vivemos, esta diferença pode ser a linha tênue entre continuarmos curtindo o que fazemos, mantermos os pensamentos e energias positivas e transformarmos o home office em um momento agradável e de aprendizados, em vez de cairmos na armadilha de olharmos somente para o outro lado, sob uma perspectiva do “copo vazio”.

Não há receita mágica e quem sou eu para querer propor uma a vocês, mas com certeza existem alguns cuidados e detalhes que podemos seguir neste novo contexto, alguns dos quais compartilho abaixo:

  • Cuide primeiro de você: não, não é somente pelo teletrabalho, mas principalmente pelo momento que vivemos, encontre formas e o apoio necessário para cuidar de si. Aliás, isto deveria ser uma prioridade em sua vida, sempre. E, sempre que precisar, peça ajuda.

 

  • Estabeleça limites: reserve tempo em sua agenda para alguns breaks curtos ao longo de sua jornada e, principalmente, bloqueie o horário de almoço. Se estiver com sua família neste momento, ele deve ser ainda mais sagrado. Não esqueça de estabelecer um horário para parar de trabalhar.

 

  • Saiba dizer não: essa é uma habilidade fundamental no mundo VUCA, ou melhor BANI, em que vivemos. Com toda certeza te apoiará em uma priorização e gestão de suas atividades. Quando não der pra dizer não, avalie se é necessário e possível renegociar prazos.

 

  • Empatize com o outro: talvez esteja tudo bem para você no momento, ou as coisas não estão tão fáceis assim, mas é importante lembrar que do outro lado tem alguém vivendo seus próprios desafios neste mundo virtual. Então coloque-se no lugar do outro antes de “atirar a primeira pedra”. Se você acredita que trabalhar com as crianças atrapalha, pesquisas apontam que quem está mais sofrendo neste período são as pessoas que moram sozinhas e estão de fato isoladas durante esta pandemia.

 

  • Divirta-se: que tal colocar um fundo de tela diferente em seu computador durante as diversas reuniões remotas ao longo do dia? Que tal relaxar na hora da aparição de uma criança, seja a sua ou de um colega no meio da reunião? Ou, ainda melhor, que tal soltar aquela gargalhada quando no meio da reunião seu filho pequeno grita do banheiro: “Paaapaai teeermineei!”

 

  • Cuide do seu bem-estar diário: seja através de exercícios que você consegue praticar mediante as restrições que vivemos, seja alimentando-se de forma adequada e saudável, ou mesmo através de práticas como a meditação ou de momentos de descompressão com sua família.
  • E não esqueça das suas férias: sim, não é porque estamos com restrições que não devemos parar e nos recarregar fazendo outras coisas que gostamos. Se não tiver como tirar férias, que tal trocar uma ideia com seu líder e viabilizar um final de semana estendido?

Mas e o futuro do trabalho, como será? Tenho muitas ideias e impressões sobre isso. Mas, absolutamente, dependerá da cultura organizacional de cada empresa e do que seus líderes acreditam e colocam em prática. Se você puder influenciar, exerça o seu papel e gere a diferença para o mundo, ou ao menos para as pessoas de sua organização. Por enquanto, o que posso dizer é que, com certeza, será muito mais flexível, dinâmico, divertido e inspirador. E continuará fonte de muito suor e, principalmente, muitos aprendizados.

A pandemia veio pra nos mostrar o quanto precisamos evoluir e que há um mundo mágico lá fora nos esperando. Por enquanto, vamos fazendo do trabalho remoto e de nossas casas o nosso mundo mágico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar