Nota sobre os cortes na área de educação e CTI
A Associação Nacional de Pós Graduandos se soma às vozes que repudiam os novos cortes na área de educação, ciência e tecnologia.
As pesquisas científicas sobre a covid 19, realizadas nas universidades públicas, têm sido fundamentais para o conhecimento e enfrentamento da pandemia que assola o país.
Acompanhamos com preocupação, nos últimos anos, a depreciação do orçamento para essas áreas, que impacta diretamente as/os Pós-graduandas/os que se encontram, em grande parte, sem bolsa e sem financiamento para suas pesquisas. Em 2021, o orçamento proposto nos levará a um colapso da educação, da ciência e consequentemente do Sistema Nacional de Pós Graduação. Não bastasse isso, em novo decreto, o governo retira mais 2,7 bilhões da educação e 300 milhões da ciência e tecnologia.
Para evitarmos um apagão na ciência e na educação, exigimos a recomposição imediata dos recursos para essas pastas. Entendemos que esses investimentos são parte central da estratégia para o enfrentamento e superação da pandemia, por isso nos somamos ao conjunto de organizações da sociedade brasileira que não permitirão mais esse retrocesso para o nosso país.
Associação Nacional de Pós-graduandos