Evento gratuito reúne artistas e contadores de histórias para refletir sobre a importância da palavra

O ato de compartilhar histórias faz parte da existência humana desde o aparecimento da linguagem. Com o objetivo de espalhar e fomentar conversas e reflexões sobre as palavras e como elas balizam o modo de ver e agir no mundo o Ciclo Palavras Mágicas – Histórias Semeiam Mundos acontece de 16 a 19 de abril unindo apresentações artísticas à diálogos sobre como as histórias e narrativas podem dar contorno ao futuro. A programação é on-line e gratuita, com transmissão pelo YouTube, sempre às 17h.

O projeto, com curadoria de Emilie Andrade e Magno Rodrigues Faria, traz a cada dia duas atrações, uma roda de conversa e uma atração artística no formato de live, com apresentação dos curadores. Os artistas convidados são: a atriz e poetisa cubana Mirta Portillo e as brasileiras Aretha Sadick e Priscila Harder e o músico Dica L. Marx.

As conversas terão a participação de dois profissionais de diversas áreas como André Rosa (professor de língua portuguesa), Bruno Vital (artista visual), Bel Santos Mayer (educadora social), Sérgio Vaz (escritor), Carlos Barbosa (narrador de histórias), Linete Matias (narradora e atriz), Bia Machado (pesquisadora em Educação e Filosofia da Educação), Giselda Perê (Mestra em Arte/Educação), Mariana Per (cantora e musicista) e Luciana Gomes (pedagoga).

A tradição de contar determinada história permite um processo de construção e identidade social e cultural que começa na infância e tecem efeitos no futuro. “Ser um contador de histórias é trabalhar com aquilo do que é feito o tempo, que é onde a nossa vida acontece. Um povo é formado pelas histórias que suas crianças ouvem, e sustentado pelas histórias que conta a si mesmo. As boas histórias podem liberar seu potencial ou ajudá-lo a enfrentar os seus dragões”, afirma Emilie Andrade.

Para os curadores, o evento torna-se urgente na era da fake news e pós-verdade, pois as profissões ligadas às narrativas – artistas, jornalistas, educadores – têm preponderância fundamental. “Num momento de transições tão importantes nas quais vivemos hoje, parar pra conversar, refletir e compartilhar histórias é de fundamental importância para escolhermos e fortalecermos as histórias que nos guiarão para um futuro melhor para todes. É movimento: espalhar e fomentar essas reflexões são o objetivo desse ciclo que une um fazer artístico ancestral – a arte de contar histórias e outras artes das palavras – às reflexões profundas sobre nossos sistemas em crise”, diz Magno Rodrigues Faria

 Emilie Andrade completa “a gente acredita que nesse momento do mundo e, especialmente, do Brasil onde uma crise da verdade (ou do discurso) é tão evidente, essa conversa é fundamental. Podemos pensar na oralidade, mas também na escrita, na educação, nos meios de comunicação, na política, nas relações de poder. Tudo isso é construído, especialmente, pela linguagem.”

Dedicado a um público bem variado, o ciclo é voltado para pessoas interessadas na arte da palavra oral, como contação de histórias, saraus, slams e engajados na transformação cultural e social por meio da arte. “Acredito que o principal destaque da programação é o modo como a gente vai puxar essa conversa: uma maneira menos acadêmica de conversar, mais próxima da vida cotidiana, mais interessada na diversidade, mais conectada com as experiências de vida, ou seja, queremos conversar com os pés na terra e os olhos nas estrelas. Esse jeito é inspirado nas histórias da tradição oral que são sempre conectadas ao lugar, a vida cotidiana, mas, ao mesmo tempo, nos lembram que o campo das possibilidades é infinito”, explica Emilie.

Programação:

Dia 16 de abril, sexta-feira, às 17h.

Conversa Encantamentos com Bia Machado e Giselda Perê.

Mediação de Mariana Per.

Apresentação artística de Mirta Portillo.

Dia 17 de abril, sábado, às 17h.

Conversa Pés com Linete Matias e Carlos Barbosa.

Mediação de Luciana Gomes.

Apresentação artística Dica L. Marx.

Dia 18 de abril, domingo, às 17h.

Conversa Metamorfose com Bruno Vital e André Rosa

Mediação de Emilie Andrade.

Apresentação artística de Priscila Harder.

Dia 19 de abril, segunda-feira, às 17h.

Conversa Livros com Bel Santos Mayer e Sérgio Vaz.

Mediação de Magno Rodrigues Faria.

Apresentação artística de Aretha Sadick.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar