Universidade na formação de líderes

O Jornal do Comércio do Ceará entrevistou o reitor do Centro Universitário do Grupo Ser Educacional no Ceará, professor Marcus Ponte, que falou sobre o papel da universidade na formação de líderes. Confira:

JCCE – A universidade forma líderes?

Marcus Ponte – Esse é um dos maiores desafios da universidade atualmente. Aqui na UNINASSAU sempre incentivamos nossos alunos a terem vez e voz em nossos canais. Cada conquista deles é compartilhada em nossos canais de divulgação. Incentivamos nossos professores a estimular a liderança de seus alunos, há aqueles que têm mais perfil de fato, por isso precisam ser melhor aproveitados. Acreditamos que investir em estudantes capazes de resolver problemas sociais ajuda a criar um mundo melhor. Queremos formar bons profissionais líderes para o mercado de trabalho, acreditamos no potencial de cada estudante.

JCCE Há sintonia entre a busca do mercado por profissionais que consigam liderar e a formação universitária? 

Marcus Ponte – As empresas têm buscado contratar profissionais que possam não apenas crescer em suas funções, mas também assumir outras responsabilidades e se tornarem líderes. Em períodos de crise, como o atual, isso se torna ainda mais evidente, já que a rotatividade de profissionais aumenta os gastos desnecessários.

Um perfil que se diferencia, e o mais procurado atualmente, é o de liderança global. Trata-se de pessoas que, além de cumprir tarefas, são também capazes de motivar equipes, inspirar colegas de trabalho, acompanhar as mudanças do mundo e se relacionar bem socialmente. São os profissionais bilíngues, com espírito empreendedor, que se interessem por novas culturas e trazem inovação para o seu ambiente profissional. Aqui na UNINASSAU, conforme falei anteriormente, buscamos incentivar o espírito de liderança de nossos alunos através de nossas capacitações, pois de fato isso faz toda a diferença no mercado de trabalho. 

JCCE Como se dá, no dia a dia, a relação entre a gestão acadêmica (diretor) e a liderança?

Marcus Ponte – Uma relação de parceria e confiança. O líder desempenha a função de gerir as ações da empresa, assim como, gerenciar os conflitos existentes. O líder desta forma impõe-se como umas das principais peças das organizações devido ao conhecimento técnico e pessoal de não somente gerenciar a parte financeira, mas sim, saber gerir e lidar com pessoas. A gestão acadêmica também exerce a função de liderança, uma relação de reciprocidade e confiança. É preciso saber ouvir e trabalhar a equipe para fazer dar certo.

JCCE Professores podem/devem ser líderes em sala de aula? Se sim, como? 

Marcus Ponte – O professor é um profissional de referência e inspiração para o aluno, portanto é uma figura de liderança e deve se comportar como uma. O professor com perfil de líder sabe ouvir o aluno, sabe se comunicar bem e resolver problemas, inspira os alunos a alcançarem seus objetivos dentro de sala de aula e fora dela. Na UNINASSAU valorizamos e priorizamos esse perfil de docente em nossa equipe.

JCCE Quais as características que todo aluno deve desenvolver para liderar seus estudos e a construção da carreira?

Marcus Ponte- Ser o dono da própria carreira. Saber onde quer chegar e quais estratégias vai adotar para alcançar seus objetivos. Conversar com os professores para pedir dicas e orientações, buscar inspirações em profissionais de referência no mercado. Além disso, se manter atualizado sobre sua área de atuação, participar de projetos dentro e fora da faculdade enfim, investir na carreira como seu maior patrimônio para chegar onde quer. A carreira começa no primeiro dia de aula na faculdade e não somente após a graduação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar