Novo mercado: Empresa ganha destaque no mundo musical oferecendo serviços para artistas iniciantes
O projeto dá visibilidade e apoio profissional para músicos sem experiências de mercado | ||
Com intuito de oferecer serviços inovadores, de qualidade e com baixos investimentos para artistas iniciantes, o empresário Gui Rocha está ganhando destaque no mercado musical em São Paulo, com a Ipapu incubadora de talentos. Nascida oficialmente no início de 2020, um ano difícil onde o mundo parou por conta da pandemia causada pela Covid-19, a Ipapu não deixou se abalar pelos momentos de instabilidade financeira e de saúde que o planeta passava. A nova empresa reuniu todos os planejamentos feitos ao longo de 2019, e sem medo, deu os primeiros passos no mercado. Decidido em montar uma marca que além de qualidade e economia, tem como objetivo mudar a vida e realizar o sonho de quem quer ser músico, a Ipapu com aproximadamente um ano de história, já é considerada referência quando se fala em preparar artistas sem experiência para o mercado. A empresa conta com uma gama de elementos que a tornam inovadora e acessível, sendo uma opção muito boa para dar os primeiros passos na carreira. A marca é inovadora, porque Gui Rocha reuniu métodos e técnicas mais utilizadas das plataformas de grande expressão como: spotify, deezer, apple music e YouTube, e estudou as possibilidades para proporcionar aos iniciantes, melhores táticas para que os mesmos, tenham visibilidade e oportunidades de outros artistas que já estão há mais tempo no mercado. A Ipapu também é uma opção acessível, pois é possível fechar trabalhos de períodos curtos, como por exemplo um lançamento apenas, sem contratos de anos como é o procedimento padrão em outras empresas. Para manter uma carreira, é comum o músico, cantor ou banda ter um investidor ou um empresário, mas há quem não tenha nenhuma das duas opções, e o próprio artista acaba financiando os trabalhos. Nas três opções, é necessário pensar e montar estratégias inteligentes para que toda a monetização seja aproveitada da melhor forma, para obter resultados satisfatórios a curto e longo prazo. Quem começa uma carreira e nunca teve um contato ou experiência no mercado musical, provavelmente não tem conhecimento suficiente para saber escolher sozinho o que deve ser feito no primeiro momento, como por exemplo, pensar no projeto visual, nas divulgações, datas, distribuições e em todo o processo até o lançamento, e a Ipapu nasceu para dar esse suporte, para que cada momento possa ser aproveitado da forma mais inteligente. Com intuito de ser literalmente uma incubadora, o cliente terá desde o período de contratação até a data final do projeto, para aprender as necessidades e o papel de cada departamento como: marketing, assessoria de imprensa, agregadora, plataformas, público, imagens e outros detalhes que caibam no orçamento daquele projeto. A consolidação da Ipapu no mercado é resultado de muito trabalho e experiências obtidas ao longo de 21 anos de carreira com o grupo Inimigos da HP, onde Gui Rocha divide os palcos com mais quatro amigos – Sebá, Tocha, Alemão e Cebola. “Sinto-me na obrigação de contribuir e passar para frente meus conhecimentos, a fim de evitar que muita gente com potencial deixe de lado o sonho de ser músico por fazer escolhas erradas”, confessou o empresário. “Nesses 21 anos de carreira, passamos por vários momentos diferentes, fomos uma banda em processo de formação, fomos contratados por uma multinacional, viramos artistas independentes e vivenciamos a transição do mercado dos discos para o streaming. Com todos esses eventos, vi que agora começou a pesar em mim essa responsabilidade de tentar democratizar e distribuir informações de forma mais generosa para quem está dando os primeiros passos”, continuou Gui. Ipapu significado De origem tupi-guarani, língua que faz parte da origem da história brasileira, “Ipa” significa silêncio e “Pu” significa som. “Pensando profundamente, a música é feita de silêncio e som, não existe som sem o silêncio e o silêncio sem o som. Queria muito que a marca levasse um pouco da identidade brasileira e da música”, confessou o empresário. Ipapu logomarca É possível perceber que a empresa é cheia de simbolismo e que cada detalhe visual e conceitual é bem pensado. A logomarca conta os seguintes elementos: um alvo, nota musical e um passarinho. O alvo representa o objetivo – resultados esperados pelos clientes, a nota musical simboliza a própria música e o pássaro personifica a figura do cantor, que, no entanto, é o apelido dos músicos. Sem preconceitos e julgamentos Um diferencial na Ipapu é a capacidade e a competência em identificar os perfis dos artistas e trabalhar em cima do público que se deseja alcançar. A marca deixa bem claro que não faz nenhum tipo de julgamento ou pré-seleção de caráter racial, de gênero, de estilo musical ou classe social, a ideia de contribuir e apoiar o trabalho sempre será o mesmo para todos os interessados. “Acreditamos que todo mundo que sonha em ter uma vida de artista, merece viver esse sonho da melhor forma possível”, afirma o fundador da Ipapu. “Não estamos procurando um cantor de excelência ou um grupo pronto para o mercado, estamos aqui para ajudar qualquer pessoa que queira ver seu trabalho sendo ouvido pelo grande público, estamos aqui dispostos para dar todo o suporte, para ensinar o caminho sem julgamentos”, completou Gui. Trabalhos atuais e projetos para 2021 Lançando os trabalhos de Telê, a Ipapu tem apresentado resultados satisfatórios em números de execuções nas plataformas de streaming do artista que é a nova aposta do samba, o bom resultado também aparece em números de visualizações no YouTube. Telê lançou o EP “Colheita”, o primeiro trabalho da carreira. O álbum conta com três músicas e três clipes e para 2021, o cantor e compositor já tem mais canções sendo produzidas e gravadas para disponibilizar ainda no primeiro semestre. Para 2021 muitos projetos estão surgindo para a Ipapu, a empresa já conta com vários novos nomes que serão as apostas e revelações da música brasileira. Projeto social Dez clientes = apoio a um artista sem recursos A Ipapu também tem o objetivo de cumprir o papel social, em breve, e a ideia é que a cada dez clientes – artistas que fecharem contrato com a marca, a empresa lance um artista que não tenha recursos financeiros e arque com as despesas de um lançamento. “O nosso objetivo também é transformar vidas de jovens sonhadores, estamos estudando mais sobre esse projeto, pois teremos que ter investidores, parceiros e patrocinadores a fim de oferecer para esses jovens todo suporte necessário”, declarou Rocha. Para seguir a Ipapu nas redes sociais, acesse: |
No caso quem não têm investidor entre outros têm ainda assim tais opções?
No meu caso eu não tenho ..