Curta!On traz documentário sobre o Greenpeace, que faz 50 anos em 2021

PRODUÇÃO CONTA HISTÓRIA DA ENTIDADE, QUE FICOU MARCADA POR AÇÕES ARRISCADAS

 

“Você está com o arpão ou está com a baleia? De que lado você está?”, indaga o ativista do Greenpeace Brian Fitzgerald, em depoimento ao cineasta francês Thierry de Lestrade. A organização — que, em 2021, completa 50 anos de existência — é uma das mais respeitadas do mundo, mas nem sempre foi assim. O longa “A História do Greenpeace”, que acaba de estrear com exclusividade no Curta!On — o novo clube de documentários do NOW, da Claro / NET —, conta como tudo começou, na década de 1970, até os dias atuais. O filme, dirigido por Lestrade, é repleto de imagens de arquivo e conta com entrevistas de integrantes do grupo, vários deles ativos desde sua fundação. No dia 12 de fevereiro, o documentário também estreia no canal Curta!, e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.

Greenpeace zodiac in front of a Russian whaler. N-Pacific. (Greenpeace Witness book page 44)

No início, o Greenpeace se resumia a um pequeno grupo de hippies canadenses liderados pelo ativista Bob Hunter, que tinha o objetivo de lutar pela paz e pela causa ambiental. Já nos primeiros anos, conseguiram a adesão de pessoas de diversos países, adquiriram seus primeiros barcos e consolidaram a estratégia de chamar atenção para onde ocorriam os crimes ou ameaças ambientais, registrando imagens chocantes que eram veiculadas pela imprensa. No documentário, muitas dessas imagens históricas são apresentadas.

Com o passar dos anos, e após muitas campanhas bem-sucedidas, o Greenpeace foi se tornando propulsor de uma nova mentalidade, que entende melhor a importância da preservação do meio ambiente. Hoje, a organização conta com escritórios em 55 países e milhões de membros espalhados pelo mundo, e encara o desafio de disseminar suas campanhas através das redes sociais e de plataformas como o Youtube.

Foram muitas as lições trazidas pelos 50 anos de atividade do Greenpeace. E, para as gerações futuras, Bill Darnwell, membro do Greenpeace desde 1971, deixa seu recado: “Conecte-se com o que importa para você e com quem você é, e vá mudar o mundo”.

Para quem se interessa por ecologia e natureza, o Curta!On conta com outros documentários e séries sobre os temas. Confira algumas sugestões:

Juntos – A série documental tem o intuito de apresentar e debater teorias e práticas relacionadas à ecologia. Desenvolvida em 13 episódios de 26 minutos, a obra registra ações coletivas voltadas para alimentação, recursos hídricos e saneamento, além de introduzir conceitos como os de permacultura, bioarquitetura e agroecologia. A direção é de Leticia Marques.

Amyr Klink – Mar Sem Fim – Dirigido por Breno Silveira, o documentário retrata a viagem empreendida por Amyr Klink durante a realização do projeto Antártica 360º, uma das maiores expedições marítimas em solitário. Conhecido por suas expedições arriscadas, Klink percorre, em 1998, um trajeto ao redor do mundo, circunavegando a Antártica durante 141 dias ao mar. Amyr Klink foi a primeira pessoa a realizar esse percurso, e o fez a bordo de um veleiro.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do NOW da Claro, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar