Qualificado para o Oscar® 2021, “Umbrella” é lançado gratuitamente
Curta de animação brasileiro fica disponível na plataforma entre os dias
7 e 21 de janeiro
Com estreia gratuita prevista para o dia 7 de janeiro, às 12h, no Youtube, “Umbrella”, que tem direção de Helena Hilario e Mario Pece, é o primeiro curta nacional de animação a entrar na corrida pelo Oscar®. Criado pelo estúdio criativo independente Stratostorm, o filme traz em sua narrativa a mensagem de empatia com a história e memórias afetivas de Joseph, um menino que vive em um orfanato. A produção fica disponível na plataforma até dia 21 de janeiro.
“Criamos um curta metragem sem diálogos pois queríamos que a mensagem fosse universal, e que as emoções e reflexões ecoassem pela própria narrativa, pela animação e música”, comenta Helena. “Após a qualificação do Umbrella, optamos por divulgar o filme na plataforma livre do Youtube. Queremos que o público finalmente assista e compartilhe essa linda história para apoiar o cinema nacional independente”, complementa.
Inspirado em uma situação vivenciada pela irmã da diretora, o filme já tinha feito história no audiovisual do país ao ser selecionado em 19 festivais que qualificam para a disputa por um lugar na Academia, entre eles o Tribeca, Cinequest, Chicago International Film Festival, Calgary International Film Festival, Animayo, e outros. O projeto foi escrito em dezembro de 2011 e ganhou vida e carreira em 2019.
“Escrevemos um roteiro com um storytelling voltado para um curta-metragem. Nosso sonho e objetivo era fazer um curta de animação e representar um momento triste em forma de arte. Nos inspiramos em um evento real para criar uma história bonita e delicada. E assim entendemos que não podemos julgar as pessoas sem saber o que tem por trás daquela vivência. Todo mundo passa por situações que nem imaginamos, por isso devemos ser gentis uns com os outros”, comenta Helena. “Por isso pensamos em trazer a empatia e a esperança para essa narrativa. Algo que precisamos cada vez mais e mais”, complementa.
Serviço
Estreia de “Umbrella”, de Helena Hilario e Mario Pece
Em cartaz: 7 e 21 de janeiro
Valor: gratuito
Plataforma: https://www.youtube.com/watch?
Umbrella
Direção: Helena Hilario, Mario Pece
Sinopse: Joseph é um menino que vive em um orfanato e, por memórias afetivas, sonha em ter um guarda-chuva amarelo. O encontro com uma jovem garota que acompanha a mãe até o local para fazer doações lhe dá novas perspectivas de pensamento.
Data de lançamento: 7 de janeiro (mundial)
Com carreira desde 2019, o curta-metragem atingiu a marca histórica de produção nacional do gênero que participou de 19 festivais que qualificam para o Oscar, entre eles: Tribeca, Cinequest, Chicago International Film Festival, Calgary International Film Festival, Animayo, entre outros.
O roteiro é inspirado em fatos reais.
Ficha Técnica
Estudio: Stratostorm
Roteiro e Direção Helena Hilario and Mario Pece
Produção: Helena Hilario
Produção Executiva: Helena Hilario, Mario Pece and Louis Lee
Supervisor CGI: Alan Prado
Direção de arte: Dhiego Guimarães
Supervisor de Animação: Hannry Pschera
Design de Personagens: Victor Hugo, Felipe Pardini
Supervisor de Rigging: Danilo Pinheiro
Direção técnica: Mario Pece
Artistas CGI: Alan Prado, Dhiego Guimarães, Felipe Pardini, Samuel Simões, André Nunes, Joyce Amaral, Gabriel Escame, Douglas Giarletti
Camera e Layout: Dhiego Guimarães
Pipeline: Alan Prado, Mario Pece
Lighting: Alan Prado, Dhiego Guimarães, Felipe PardiniRigging: Danilo Pinheiro, Apolo Osornio, Glauber Belo, Matheus A. Silva
Animação: Christian Weckl, Hannry Pschera, Odair Martins, Leonidas Maciel, Daniel Oliveira
Animação adicional: Carlos Braz
Concept Art e Storyboard: Laura Guedes, Giovanni Pedroni
Color Script: Murilo Justiniano
Créditos Finais: Cynthia Liz
Color and Finish by: Company 3
Senior Colorista: Charles Bunnag
Executivo de Pós Produção (Company 3): Kingsley Fialho
Música Original : Gabriel Dib
Produção Gravação Orquestra: Luiz Augusto Buff, Vivian Aguiar Buff
Assistente de Orquestador: Benjamin Shirley
Maestro: Peter Rotter
Design de Som: James Tose
Re-recording Mixer: Blue Infinity Media
Capitol Studios:
Contrabass: Thomas Harte, Geoffrey Osika, Stephen Dress
Oboe: Claire Brazeau
Viola: Andrew Duckes, Victor de Almeida, Aaron Oltman, Carolyn Riley, Nikki Shorts
Cello: Jacob Braun, Paula Hockhalter, Dennis Karmazyn, Michael Kaufman
Clarinet: Stuart Clark
Violino: Serena Mc Kinney, Eun-Mee Ahn, Marisa Kuney, Kevin Connoly, Ana Landauer, Wynton Grant, Natalie Leggett, Benjamin Jacobson, Rafael Rishik, Dennis Kim, Ashoka Thiagarajan, Irina Voloshina, Josefina Vergara