Premiações destacam boas práticas para a humanidade
Dentre as atividades do Congresso Brain Connection Brasil, as premiações mostram que as boas práticas podem fazer parte do dia a dia da sociedade. Diversos especialistas já foram premiados pelos estudos apresentados.
Diversas iniciativas pioneiras que podem transformar a vida de toda a sociedade também foram destaque no Congresso Brain Connection Brasil. Essas personalidades de muitos países, que são destaques em suas áreas de atuação, fazem a diferença para efetivação de uma sociedade mais justa e mais inclusiva.
Por isso, anualmente diversos estudiosos têm suas melhores práticas reconhecidas em diversas vertentes: Educação, saúde, ciência, política, religião, lei, proteção e segurança. Para reconhecer estes trabalhos, o Congresso Brain Connection oferece três premiações diferentes à quem desenvolve os melhores trabalhos: Um deles é o prêmio Special Tribute “Inovação e Boas Práticas com Foco na Humanidade” é um dos prêmios reconhecidos na Europa. Além disso, os agraciados terão seus nomes reconhecidos em destaque no “Velho Continente” e também serão escritos no livro de Boas Práticas para a Humanidade.
Segundo a presidente do Brain Connection Brasil, professora Dra.Angela Mathylde Soares, este título “é uma maneira de honrar aqueles e aquelas que têm o compromisso de trazer soluções e sugestões, para agregar melhor qualidade de vida ao dia a dia das pessoas que mais necessitam destas atitudes. Este é o sentido deste prêmio, que é incluir com honra e reconhecimento quem realiza ‘Boas Práticas’”, explica.
Além disso a professora Angela Mathylde destaca que “este movimento em cinco anos já laureou mais de 300 profissionais e instituições que estão fazendo a diferença”. O que, ela lembra, “é que tem muita gente fazendo pesquisa e realizações boas e de excelência”.
A presidente do Brain Connection destaca que “tal honraria foi criada no Brasil com a permissão do projeto Erasmus + e seu chanceler Dr. Luís Miguel Neves, coordenador do projeto no Brasil. A Medalha do Bem- Especial Tribute valida duplamente a ação de profissionais e instituições que, de forma diferenciada, realizaram ações que impactaram mais de uma centena de pessoas”.
Outro detalhe é que a partir da Medalha do Bem, foi agregado ao Brain Connection o Dia do Bem, “que é um evento totalmente gratuito, que corre anterior ao Congresso Internacional, para que os laureados possam demonstrar o que tem realizado a favor da sociedade. Isto é feito através de formações e práticas com a intenção de divulgar as ações e atinjam mais pessoas”.
Além disso, ela lembra aos pesquisadores que é possível receber a premiação em anos diferentes, então, mãos à obra: “Isto significa que você continua produzindo, inovando e fazendo diferença. Assim, o Projeto continua reconhecendo suas “Boas Práticas”, valorizando sua pesquisa e trabalho em prol da humanidade”.
Mesmo sendo realizada de forma online em 2020, a premiação transcorreu normalmente. Confira os vencedores do Prêmio Special Tribute clicando aqui.
Além deste, o Congresso Brain Connection oferece também o Prêmio Professor Dr. Fernando César Capovilla. Tal premiação valoriza as produções científicas em prol da inclusão, detalha a professora Angela Mathylde. Ela conta que nesta categoria, são agraciados aqueles que apresentam a “inovação em recursos de avaliação educacional e/ou clínica, os diferenciais em recursos de intervenção eficaz educacional e/ou clínica”. Os trabalhos laboratórios e grupos de pesquisa aprovados podem ser conhecidos aqui.
Outro é o Prêmio Professora Doutora Marta Pires Relvas. Nele são avaliados os trabalhos científicos apresentados em um congresso internacional. Os trabalhos apresentados concorrem a esta premiação nas seguintes categorias, destaca a professora Angela Mathylde: Inovação científica, Excelência metodológica, Revisão sistemática de literatura e Relato de experiência. Os agraciados deste ano podem ser conhecidos aqui.
Grandes nomes premiados
Neste ano diversos estudiosos foram premiados com estas honrarias do Brain Connection. Dentre os vencedores, dois nomes se destacam: A Profa. Dra. Maria Helena Guimarães de Castro, Presidente do Conselho Nacional da Educação com o trabalho “O CNE frente aos desafios contemporâneos da Educação Brasileira”. E ainda o Prof. Dr. Carlos Nadalim, atualmente Secretário de Estado da Educação, com a pesquisa “Consecuções da SEALF para a Alfabetização brasileira. Alfabetização Baseada em Evidências, Tempo de Aprender, Conta p´ra mim, Alfabetização Baseada na Ciência, GraphoGame”.
Importância das boas práticas
A professora Angela Mathylde Soares reforça que este congresso e a premiação são a “oportunidade onde cientistas renomados de todo o mundo se interagem para apresentar uma série de trabalhos que poderão ser tornar boas práticas para toda a sociedade”. Além disso, é uma oportunidade de estudos que tem crescido a cada ano: “Desde 2016 já existe este movimento a favor da inclusão”, destaca.
Neste encontro, a professora lembra que os acadêmicos publicam suas pesquisas, o que estimula essas pessoas a desenvolverem projetos que irão garantir um pleno desenvolvimento educacional. “Meu papel representando o Brasil nesta atividade é movimentar e vivenciar a inclusão de verdade, é trazer a ciência de forma humanizada, é permitir que conhecimento chegue à sala de aula, ajude na formação dos professores.” Além disso, a neurocientista explica que “queremos que todos sejam beneficiados. Por isso, a cada ano nós nos surpreendemos com as adesões ao congresso, sendo que este encontro passa a ser mencionado várias vezes em diversos laboratórios de pesquisa espalhados por todo o mundo”, completa.
Vale lembrar que todos os premiados recebem em seus certificados um número individual, que uma das maneiras de externar a seriedade desta honraria. Este número fica registrado no Projeto Erasmus + com o nome Cap Sur L`’Ecole Inclusive En Europe , Performance Multidisciplanary Dissemination Projtect Erasmus + Parternariat Strategique Enseignement Scolaire 2016-FR01-KA201023921 .
Ganhadores do Prêmio Professor Dr. Fernando César Capovilla:
– Profa. Dra. Maria Helena Guimarães de Castro, Presidente do Conselho Nacional da Educação. O CNE frente aos desafios contemporâneos da Educação Brasileira
– Prof. Dr. Carlos Nadalim, Secretário de Estado da Educação. Consecuções da SEALF para a Alfabetização brasileira
Alfabetização Baseada em Evidências, Tempo de Aprender, Conta p´ra mim, Alfabetização Baseada na Ciência, GraphoGame…
– Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani, representante da equipe que formulou o RENABE: Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências
Responsável: Prof. Carlos Francisco Nadalin
Comissão:
Prof.ª Dr.ª Josiane Toledo Ferreira Silva
Prof.ª Dr.ª Cláudia Cardoso-Martins
Prof. Dr. Augusto Buchweitz
Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase
Prof. Dr. Fernando César Capovilla
Prof.ª Dr.ª Ilona Maria Lustosa Becskeházy Ferrão De Sousa
Prof.ª Dr.ª Ana Luiza Navas
Prof.ª Dr.ª Alessandra Gotuzo Seabra
Prof.ª Dr.ª Jerusa Fumagalli De Salles
Profa. Dra. Márcia Teixeira Sebastiani
Prof.ª Dr.ª Maria Regina Maluf
– Prof. Dr. João Batista de Araújo Oliveira, Instituto Alfa e Beto. Alfabetização e Avaliação de Leitura e Escrita.
– Profa. Dra. Simone Capellini; Depto Fonoaudiologia, Unesp-Marília. Lida: Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem.
– Profa. Dra. Sylvia Maria Ciasca
– Profa. Dra. Sylvia Ciasca. Memorial sobre o Laboratório de Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem e Déficits de Atenção, Unicamp.
– Profa. Dra. Sylvia Maria Ciasca, Janaina A. O. Augusto, Rita de Cássia C. V. Fornasari, Thalita F. L. Ferreira, Patricia R. Flaviano, Stella J. N. L. Moraes: Caracterização das Queixas dos Pacientes Neuropediátricos Atendidos no Ambulatório Disapre/FCM/Unicamp
– Profa. Dra. Luiza Elena Ribeiro do Valle, Clara H. T. Keusseyan, Maria José V. M. Mattos (Lab Leit e Escrita, Instituto de Neurociência e Tecnologia Dr. Márcio Ribeiro do Valle, Poços de Caldas): Avaliação psicopedagógica simplificada do desenvolvimento de cognição e competências em aprendizagem da leitura e escrita
– Luiza Elena L. Ribeiro do Valle, Cátia M. E. Ribeiro do Valle, Eduardo L. Ribeiro do Valle (Lab Sono, Instituto de Neurociência e Tecnologia Dr. Márcio Ribeiro do Valle, Poços de Caldas): Sono e autismo: estudo sobre os processos cognitivos do sono e aprendizagem de portadores de transtorno do espectro autista
– Profa. Dra. Maria Angela Nogueira Nico
– Profa. Dra. Maria Angela Nogueira Nico, e Aurea Stavale Gonçalves: A Associação Brasileira de Dislexia. Facilitando a Alfabetização, Multissensorial, Fônico, Articulatório
– Prof. Dr. Marcelo Duduchi (Laboratório de Tecnologias Digitais, Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza): Informática em Educação
– Prof. Dr. Marcelo Costa (Laboratório de Visão, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo): Pesquisa em Visão: Repercussões para Educação
– Profa. Dra. Rosana Mendes Ribeiro, Rubens Wajnsztejn, Pedro F. Molina, Ronaldo M. Nascimento (Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC): Princípios do design universal para aprendizagem sob a perspectiva da metodologia CDRA (Classificação Digital para Reenquadramento de Aprendizagem).
– Prof. Dr. Nelson Donizete Ferreira Jr, Mariana L. A. Hathenher, Joana R. A. Santana, Margot P. B. Pacheco, Liliane Ramone, Carolina A. Scarabucci, Nívea M. O. Morales (Universidade Federal de Uberlândia): Implantação de um fluxograma de atendimento de pacientes com dificuldades escolares na Rede Municipal de Saúde e Educação do Município de Uberlândia-MG.
– Profa. Dra. Luciana M. N. Martins, Ingrid M. Santos, Luiza T. Lelis, Pablo M. Carvalho Leal, Samuel P. A Teixeira, Victor Prado, Priscila Amaral (Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Divinópolis): Atividades de promoção a saúde e prevenção de comorbidades associadas à distúrbios do sono para crianças e pais
– Profa. Dra. Fabrícia Q. Loschiavo Alvares (Nexus – Instituto de Pesquisa, Ensino e Clínica em Reabilitação Neuropsicológica): BRAIN: Baseline de Reabilitação Neuropsicológica Avançado e Intensivo: a primeira plataforma web do reabilitador.