Sarto vence as eleições no 2º turno. Fortaleza vai continuar avançando!
Sarto confirma o seu favoritismo e vence o segundo turno, é eleito prefeito de Fortaleza em 2020, e consolida a força política da família Ferreira Gomes, fortalecendo o nome de Ciro Gomes para disputar a Presidência em 2022.
O candidato do PDT conquistou 51,69% dos votos válidos, o que representa 668.652 votos. O candidato Sarto derrotou o candidato apoiado por Bolsonaro em Fortaleza, Capitão Wagner (Pros) que teve 48,31%, dos votos o que representa 624.892. A capital cearense teve ainda 2,49% de votos brancos, 5,53% de nulos e 22,78% de abstenção.
Sarto conseguiu unir a esquerda no segundo turno. Além de contar com uma coligação que incluiu onze partidos (como DEM, PSD, PSB, PTB, PL, Cidadania), no segundo turno Sarto contou com o apoio importante do bem avaliado governador Camilo Santana (PT) e de partidos como PV, PSOL, PSDB, PT e PCdoB.
Sarto também recebeu apoio de Tasso Jereissati (PSDB-CE), Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
A vitória do médico Sarto Nogueira (PDT), de modo surpreendentemente apertada, garante à liderança política de Ciro e Cid Gomes no estado do Ceará a continuidade do projeto rumo à presidência nas eleições de 2022 e, por outro lado, se torna um alerta e grande advertência àqueles que detém cargos públicos majoritários de que aos eleitores se deve destinar atenção mais especial, em face de suas necessidades, promovendo políticas públicas, capacitando e oferecendo oportunidades aos jovens, destinando atendimento aos idosos, aparelhando os equipamentos de saúde, educação e lazer, garantindo a segurança de ir e vir numa cidade que há tão pouco tempo atrás era referência no acolhimento aos seus visitantes e, mais do que isso, agradável a uma vida com qualidade a seus habitantes.