Prefeito Roberto Cláudio visita obra do IJF 2 e nomeia novos profissionais de saúde

O prefeito Roberto Cláudio visitou, na tarde desta terça-feira (02/10), a obra do Instituto Doutor José Frota (IJF 2). Na ocasião, o Gestor percorreu o primeiro pavimento da nova torre integrada ao prédio tradicional. A estrutura, equipada com salas de repouso, posto de enfermagem, banheiros, depósito e farmácia, está apta ao recebimento dos primeiros pacientes, que já estão sendo distribuídos em 59 novos leitos.

A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará, amplia a atenção voltada à Urgência e Emergência na Capital. A inauguração do novo equipamento, prevista para 2019, ampliará a capacidade de atendimento da principal unidade municipal de saúde de nível terciário, que passará a contar com 664 leitos, além de novas salas cirúrgicas e central de exames especializados.

A infraestrutura da torre está com 100% das obras concluídas. A atual fase contempla serviços de acabamento e já conta com a aquisição parte significativa de equipamentos indispensáveis. O prefeito Roberto Cláudio adiantou o cronograma de execuções previsto. “Hoje, está sendo entregue o primeiro andar com os primeiros 59 leitos. Ainda neste ano, será entregue o segundo pavimento. Com isso, serão mais de 130 leitos disponíveis e uma maior garantia de que teremos condições de acabar com os leitos de corredor”, afirmou, acrescentando que a abertura do centro cirúrgico da unidade está planejada para o primeiro semestre de 2019.

A dona de casa Luciene Bastos, internada no IJF 2, está se preparando para uma cirurgia no fêmur e aprovou a nova estrutura. “Amanhã, será a minha operação. Antes, estava aguardando na enfermaria do IJF. Agora, estou aqui, com toda essa estrutura maravilhosa, com boas enfermeiras e com tudo o que preciso para me recuperar bem. A Prefeitura está de parabéns”, avaliou.

IJF em números
Após a conclusão de todas as intervenções, só em leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva), o IJF terá um acréscimo de 91%. Em leitos de pós-operatório, o aumento no número de leitos será de 82%. As enfermarias também serão reforçadas com uma ampliação de 41% no número de leitos. No total, serão 203 novos leitos, distribuídos em Enfermaria (153), Unidade Intermediária – UI (20) e Unidade de Tratamento Intensivo – UTI(30).

Com o IJF2, a unidade será ampliada em 13.237m² de área construída. Dotado de cinco pavimentos, o novo prédio terá duas guaritas, estacionamentos em subsolo, área de convivência, enfermarias, UTIs, Centros Cirúrgicos e salas de recuperação pós-anestésica. A estrutura também permitirá a instalação dos novos serviços de Ressonância Magnética e Hemodinâmica. Hoje, o hospital não dispõe desses serviços que são de grande importância para o tratamento de vítimas de traumas graves.

Valor da obra
Iniciada em abril de 2016, a obra tem um orçamento na ordem de R$ 74,6 milhões, com recursos oriundos do Governo do Estado (50%) e Prefeitura de Fortaleza (50%). A obra possui conclusão prevista para o fim do primeiro semestre de 2019.

Do valor total da intervenção, R$ 42 milhões foram destinados para a construção do novo prédio e o restante será para aquisição de mobiliário, compra de equipamentos, como elevadores e centrais de ar-condicionado e melhorias para o prédio do IJF já existente.

Nomeação de novos profissionais
Durante a visita ao IJF 2, da qual participaram gestores municipais e estaduais, o prefeito Roberto Cláudio assinou a nomeação de 79 novos profissionais destinados ao corpo clínico do Hospital. Dentre eles, 32 médicos nas áreas de anestesiologia, cirurgia plástica, clínica médica, endoscopia, medicina integrada, neurocirurgia, pediatra, radiologia e traumatologia.

Dezenove técnicos de enfermagem e um técnico em radiologia fortalecerão as equipes, que contarão, ainda, com 27 profissionais de ensino superior nas áreas de enfermagem, farmácia hospitalar e bioquímica, fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional.

Além disso, o prefeito Roberto Cláudio empossou, na última sesta sexta-feira (21/09), 139 dos 248 novos servidores convocados por concurso público para preencher vagas de médico, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico de radiologia.

Saiba mais
O Instituto Dr. José Frota foi o primeiro serviço de pronto socorro da Capital cearense e é, hoje, a principal unidade de Urgência e Emergência no Atendimento ao Trauma de todo o Estado do Ceará, sendo considerado um dos principais patrimônios da população de Fortaleza.

Funcionando em plantão 24 horas, o Centro Médico de Urgência e Emergência conta com equipes completas nas principais especialidades, com foco em traumas de alta complexidade, lesões vasculares graves, queimaduras e intoxicações.

Atualmente, o IJF possui 461 leitos de internação, sendo 33 UTI, e 11 salas cirúrgicas. Todos os meses, o hospital acolhe uma média de 6.650 novos pacientes, sendo as principais causas de internações as lesões por quedas e ocorrências de trânsito.

Desde 2013, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da direção do IJF, tem se empenhado no fornecimento permanente de suprimentos hospitalares, medicamentos e na manutenção preventiva e corretiva das instalações prediais, com o objetivo de avançar na qualidade e agilidade dos serviços, no conforto aos usuários e na atuação segura dos profissionais.

Além dos investimentos estruturais, os recursos humanos do hospital também têm sido valorizados, por exemplo, com a realização de concursos públicos para cargos de nível médio e superior, sendo já confirmada a convocação de 591 aprovados.

No último dia 21 de setembro, 139 desses concursados foram empossados e outros 109 já estão finalizando os protocolos para a nomeação. Os demais selecionados serão chamados à medida que forem avançando as obras de ampliação e os processos de aposentadoria dos servidores veteranos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar