Mapas online mostram focos de queimadas em território brasileiro
De acesso público e gratuitos, painéis são atualizados com dados capitados por satélites
As dimensões das queimadas que vêm atingindo as florestas brasileiras já podem ser consultadas por qualquer pessoa de forma online e gratuita. A Imagem Geosistemas, líder nacional do mercado de tecnologia de geoprocessamento, disponibilizou na internet duas aplicações com o mapeamento dos focos de incêndio em todo o território nacional. Ambas são baseadas e
A primeira aplicação é uma adaptação em língua portuguesa do mapa desenvolvido pela norte-americana Esri, representada de forma exclusiva pela Imagem no mercado brasileiro. O Painel Visualizador de Focos de Queimadas conta com dados disponibilizados pela NASA e obtidos pelos satélites MODIS e VIIRS. O satélite MODIS detecta as atividades termais das últimas 48 horas, apontando possíveis focos de incêndios e seus dados são atualizados a cada 30 minutos. Já o VIIRS detecta as atividades termais e o incremento de temperatura nos últimos 7 dias, armazenando o valor da quantidade de energia detectada no local e seus dados são atualizados a cada hora.
Através das imagens, é possível contabilizar o total de focos, a divisão por estados e municípios e o índice de potência do fogo. “Nosso objetivo é democratizar as informações de forma dinâmica e intuitiva. Traduzir dados em imagens possibilita uma visão mais ampla do problema”, comenta Letícia Mose, especialista em Marketing Técnico da empresa. O painel pode ser acessado por meio do link: https://imagem-govest.
A segunda aplicação, Monitoramento dos Focos de Calor e Atividades de Fogo, também aponta os focos de calor por meio de dados do satélite MODIS. A diferença é que ele também apresenta informações sobre os limites das unidades de conservação no Brasil, em especial no Pantanal, bioma brasileiro que mais vem sendo atingido pelas queimadas. “Essa ferramenta foi configurada para ser acessada com interface amigável, tanto pelo computador quanto pelo celular, e além de informar a população, pode auxiliar os órgãos competentes no monitoramento”, comenta Caio Riebold, Engenheiro de Soluções da Imagem Geosistemas. A aplicação está disponível no link: https://experience.
Sobre a Imagem (www.img.com.br):