Prefeito Roberto Cláudio assina contratos do Projeto Mulher Empreendedora
O prefeito Roberto Cláudio participou, no dia 30 de agosto, no Bosque do Paço Municipal, da assinatura dos contratos de empréstimo do Projeto Mulher Empreendedora. A iniciativa faz parte do Programa Fortaleza Competitiva e visa estimular o empreendedorismo feminino, possibilitando acesso ao microcrédito orientado, além de capacitações e consultorias gerenciais.
O Projeto Mulher Empreendedora beneficiará 87 negócios de grupos com dois ou três empreendedores de Fortaleza geridos por mulheres. A ação, capitaneada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), investirá mais de R$ 1,2 milhão, sendo até R$ 15 mil por empreendimento.
Para incentivar a geração de trabalho e renda para mulheres empreendedoras, foram aceitos empreendimentos de diversas áreas, como confecção, alimentação, beleza, tecnologia da informação, dentre outras atividades. Cada empreendimento receberá crédito orientado para compra de máquinas, insumos e equipamentos. A ação também ofertará acompanhamento técnico por um período de até 12 meses aos beneficiados pelo Projeto.
Programa Fortaleza Competitiva
O Programa Fortaleza Competitiva é uma iniciativa que engloba um pacote de medidas de estímulo à criação de um cenário qualificado para novos negócios, na Capital, viabilizando mecanismos para o surgimento e crescimento de empresas em áreas estratégicas do Município, gerando emprego, renda e desenvolvimento.
Empreendedorismo feminino
Lançado em janeiro deste ano pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), o Projeto Mulher Empreendedora recebeu 320 inscrições, totalizando 679 pessoas. Após a análise documental, seguindo as exigências do Edital, realizada pela CLFOR, 126 empreendimentos foram habilitados para participar do Projeto.
As empreendedoras habilitadas participaram de duas capacitações. A primeira para elaboração do “Plano de Negócio” e a segunda para a “Prestação de Contas”. Após o processo de seleção e capacitação, 87 negócios foram habilitados para assinatura do contrato de financiamento, beneficiando 183 empreendedoras.