Gestores entregam Policlínica no Passaré
O novo equipamento tem capacidade para cerca de 8.000 consultas médicas e 3.000 exames mensais
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o governador do estado do Ceará, Camilo Santana, entregaram, na manhã da segunda-feira (14/09), a Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, localizada no bairro Passaré. O equipamento oferecerá consultas e exames especializados para a população, ampliando o atendimento da Rede de Atenção Especializada. A Policlínica tem capacidade para cerca de 8.000 consultas médicas e 3.000 exames mensais.
Durante a visita inaugural, Roberto Cláudio destacou a estrutura do novo equipamento e a competência da equipe profissional que, segundo ele, se equiparam ao que é ofertado na rede particular de saúde do Município. “Esta é a terceira Policlínica que abrimos em Fortaleza. Estamos construindo uma rede que a Cidade não possuía e que fortalece a capacidade do atendimento secundário”, declarou. O Prefeito informou ainda que a quarta unidade será entregue em até 30 dias.
O Centro de Exames e Atendimentos Especializados atende o público adulto e pediátrico em 18 especialidades médicas nas áreas de cardiologia, endocrinologia, alergologia, acupuntura, obstetrícia, neurologia, dermatologia, nefrologia, infectologia, gastroenterologia, angiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e pneumologia. Além disso, haverá tratamento a pacientes hipertensos e diabéticos e na linha do cuidado ao pré-natal de alto risco com a assistência integrada de equipes multidisciplinares.
A Policlínica também contará com o Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) para pessoas que vivem com IST/AIDS/hepatites virais e um Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva do Tipo II. Contará ainda com um centro cirúrgico destinado a pequenos procedimentos de baixa complexidade, possibilitando a descentralização e regionalização do atendimento à população nos seus territórios.
Na Unidade, a população também terá acesso a exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia, mamografia, densitometria óssea, laringoscopia, eletrocardiografia, eletroencefalografia, ecocardiografia, radiologia, holter, mapa, audiometria, mapeamento de retina, entre outros.
Com a implantação das Policlínicas, a Prefeitura proporciona mais saúde perto de casa a todos, como explicou Joana Maciel, secretária municipal da Saúde. “Este equipamento pertence ao bloco de investimentos que o prefeito Roberto Cláudio vem fazendo em todos os pontos da saúde, desde a sua primeira gestão. A Policlínica do Passaré faz parte da Atenção Especializada Ambulatorial. Com o aumento da cobertura do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), a demanda de consultas e exames aumentou bastante, graças ao maior acesso do serviço à população, e agora conta com esses equipamentos à disposição”, disse.
Ocupando uma área de aproximadamente 8.500m², a Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele recebeu investimento de cerca de R$ 28 milhões e possui 26 consultórios, além de espaço para terapias coletivas, sala de espera, auditório para educação permanente, refeitório, setor administrativo, banheiros sociais com acessibilidade, sala de observação e de recuperação de procedimentos.
O governador Camilo Santana parabenizou o trabalho do Prefeito e da equipe de saúde do Município. “O desafio de garantir qualidade e atendimento a todos pelo sistema de saúde público é enorme. Esta Policlínica faz parte da complementação de uma rede de atendimento, regionalizada dentro de Fortaleza, onde o cidadão será encaminhado para fazer seu tratamento e pequenos procedimentos”, ressaltou.
Sobre o homenageado
Médico cardiologista natural de Fortaleza, Dr. Luiz Carlos Fontenele atuou como membro da Academia Cearense de Medicina e Sociedade Brasileira de Cardiologia, ocupando os cargos de presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e diretor do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Também foi o primeiro diretor-geral do Hemoce, de 1984 a 1986.
Na Universidade Federal do Ceará (UFC), o Prof. Luiz Carlos Fontenele integrou o Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina, dirigiu o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e ocupou o cargo de assessor especial do Gabinete do Reitor, na gestão do Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra.
Na carreira, a importância do Prof. Luiz Carlos é sempre lembrada pelos estudos pioneiros em transplantes no HUWC, que tiveram início em 1976. Ele e os professores Antônio Lacerda Machado, Roberto Barreto Marques, Manassés Claudino Fonteles, Luiz Eduardo Capelo, José Barbosa Pessoa, Raimundo Braga e Francisco Valdeci Almeida Ferreira fundaram o Centro de Pesquisas em Doenças Hepatorrenais do Ceará (Cephrece). Aposentado da Faculdade de Medicina, o cardiologista faleceu aos 87 anos no dia 17 de março de 2017.