Festival Sabores do Ceará ajuda a movimentar economia
Cerca de R$ 2,1 milhões em vendas alcançadas pelos restaurantes participantes durante os 13 dias de evento. Este foi um dos resultados obtidos pela primeira edição do Festival Sabores do Ceará – Delivery, promovido pelo Sebrae/CE, entre os dias 27 de agosto e 08 de setembro, em Fortaleza. O evento, que contou com a participação de 50 estabelecimentos de alimentação fora do lar da capital e já pode ser classificado como o maior Festival Delivery do Nordeste.
Para o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, em sua primeira edição trouxe resultados acima do esperado pela instituição, tanto na questão das vendas dos estabelecimentos, quanto no grande envolvimento do público durante as lives culturais e acessando as dicas dos chefs disponíveis nas mídias do evento.
Outro resultado importante, segundo ele, foi o reconhecimento do Sebrae Nacional, que manifestou o interesse que o evento sirva de modelo para a outras unidades estaduais da instituição. “Já temos outros Sebrae estaduais nos consultando e quem sabe levando para esses estados a experiência aqui do Ceará”.
Alci aproveitou para creditar o sucesso do evento ao envolvimento dos empreendedores do segmento de bares e restaurantes, dos artistas, dos responsáveis pelas capacitações técnicas e também às importantes parcerias com outras instituições, como a Abrasel, Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc e Senac.
Ele destacou ainda que a ideia da diretoria do Sebrae/CE é levar o Festival Sabores do Ceará para outras regiões do estado, “para que os demais pontos turísticos cearenses também possam agregar a nossa gastronomia como um fator atrativo para os turistas”.
Festival
Durante, 13 dias o Festival Sabores do Ceará buscou fomentar as vendas dos estabelecimentos de alimentação fora do lar da capital, bem como estimular a inserção das empresas no ambiente digital. Ao todo, participaram 50 estabelecimentos, com um total de 100 pratos, que agregavam pelo menos um ingrediente local.
Além de divulgar os estabelecimentos, o site e as mídias sociais do evento também levaram para o público vídeos com dicas de cozinhas, elaboradas por importantes chefs da cidade, em uma parceria com a Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC).
O Festival contou ainda com uma programação de capacitações técnicas oferecidas pelo Sebrae em parceria do Senac. E com uma programação cultural, realizada em parceria com o Sesc, que trouxe para o público lives com a presença de artistas locais, como o safoneiro Waldonys, que realizou o show de encerramento do festival na noite da última terça-feira.