Ministra do Mapa recebe reivindicações do Setor Produtivo Cearense
(Por Silvana Frota)
O Sistema FAEC/ SENAR participou nesta segunda- feira, dia 9, na sede do BNB, em Fortaleza, de um encontro de lideranças do Agronegócio com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ocasião em que o Presidente da FAEC, Flávio Saboya e o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante entregaram a Ministra um documento contendo várias reivindicações do setor produtivo.
Entre as reivindicações estão o desenvolvimento da atividade leiteira e a implantação de núcleos de produção de suporte forrageiro, fortalecimento da pesca, revitalização e renovação da cajucultura cearense, linha de crédito para aquisição de tanques de resfriamento do leite in natura, fim da exigência de TAC como Ministério Público para fins de exportação da carnaúba. A Ministra prometeu estudar todas as questões e falou do seu empenho em resolvê-las, acrescentando que o cearense precisa aprender a trabalhar de forma cooperativa, pois os recursos são escassos, por isso tem que ser priorizados de forma cooperativa . Ela também enfatizou a importância da participação da CNA, Federações, Senar e Sindicatos Rurais na implantação do Prograna AgroNordeste .
O Presidente da FAEC, Flávio Saboya, também propôs um estudo pelo MAPA sobre a tarifa de água da transposição e o financiamento de forragens via Banco do Nordeste. Ele também informou a Ministra sobre as ações do Programa AgroNordeste que estão sendo realizados em parceria com a CNA, FAEC, SENAR e Sindicatos Rurais, estando em fase de implantação 144 turmas, beneficiando 4.320 produtores através do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR. Além do Presidente da FAEC participaram da reunião o Superintendente do SENAR, Sérgio Oliveira e os presidentes dos Sindicatos Rurais de Quixeramobim, Quixadá, Limoeiro do Norte, Sobral, Vicosa do Ceará , Ibaretama , Morada Nova, Mombaça e Moraújo. O Vice- Presidente da CNA e Presidente da FAEP, Mário Borba, representou o presidente João Martins, e destacou o trabalho da Ministra em prol do Agronegócio e do Nordeste , aproveitando para lembrar que o AGRO está na dependência da conclusão da BR- 020, para poder ganhar no frete dos insumos e viabilizar a pecuária no semiárido.
O encontro do setor produtivo com a Ministra contou com a participação do secretário Maia Júnior, da SEDET, que representou o governador Camilo Santana, do secretário, Assis Diniz, da SDA, do presidente do CIC, Sindialimentos, Sindicarnaúba, Abrafrutas, ABCC, OCB e do BNB diversos produtores rurais e empresários. O presidente da Câmara Setorial do Agronegócio da Agência de Desenvolvimento do Estado- ADECE, Amilcar Silveira fez a apresentação das propostas do setor produtivo enfatizando a necessidade de mais apoio para o setor que é o que mais cresce no Brasil.
Em seguida, a Ministra participou no auditório Celso Furtado, da abertura do Seminário de Sensibilização do SISB – Sistema de Inspeção Produtos de Origem Animal e entregou os certificados de equivalência de Inspeção estadual dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. O evento contou com a presença do governador do Maranhão , Flavio Dino e da prefeita de Mossoró – RN . Na ocasião, o Presidente do BNB, Romildo Rolim, assinou um convênio de cooperacão técnica com o presidente do Sistema Brasileiro de Organizações de Cooperativas, Márcio Lopes, com vistas ao incremento do cooperativismo no Programa Agronordeste.