Os filhos de Caetano

Filho de peixe, peixinho é, já dizia o velho ditado e assim a carreira de dois jogadores foi marcada por seguir os passos do pai: Francisco Edilson Caetano de Oliveira, ex-lateral de Ceará e Fortaleza.

Seus filhos cada um torce um dos grandes da capital alencarina. Os dois começaram juntos no Futsal da AABB. O mais novo é Ronny Hebertson Furtado de Araújo, que logo depois esteve no Leão do Pici, treinando no juvenil comandado pelo saudoso Jurandir Alves.Ali foi visto pelo empresário Alex Duarte da Juventus que mantinha acordo com o Corinthians e assim ele foi parar no Timão.

Foi lançado na equipe principal pelo técnico Tite na sua primeira passagem no Parque São Jorge. No clube paulista foi campeão Brasileiro de 2005, numa equipe que tinha Tevez entre os jogadores. Aí alguns times, europeus ficaram interessados no atleta cearense, clubes como PSV, PSG e Valência. Mas Ronny acabou mesmo indo para o Sporting, onde ficou até 2010, na maior parte do tempo na reserva. Mas foi campeão da Taça de Portugal por duas vezes, na temporada (06/07) e (07/08). E Supertaça de Portugal no mesmo período.

Em seguida o lateral esquerdo foi jogar no União de Leiria. Aí já teve rendimentos com assistências e gols.

Já Raffael Caetano de Araújo seu irmão, saiu da AABB para jogar no futebol Suíço. Primeiro no Chiasso, em 2003 na Challenge League (divisão de acesso), onde fez 30 gols e muitos dribles.

Em agosto de 2005, o Zürick, o contratou para disputar a Super League (primeira divisão). Naquele primeiro ano a equipe foi campeã Suíça com muitos gols e assistência de Raffael. Na Liga dos Campeões da UEFA chamou a atenção de técnicos como Giovanni Trapattoni e Lothar Matthäus.

Em 2008 foi transferido para o Herta Berlim. No clube alemão teve encontro com seu irmão Ronny. O técnico no inicio era Lucien Frave (atualmente no Borussian Dortmund). Raffael conseguiu ao lado dos companheiros de clube terminar em quarto lugar a Bundesliga. Foi na segunda divisão alemã que os filhos de Caetano jogaram juntos e foram campeões da temporada (2010/2011).

Raffael ficou no Herta Berlim de 2008 ate 2012. Já Ronny de 2010 até 2016.

Em 2017 Ronny realizou o sonho de criança de jogar no Fortaleza, onde se aposentou no mesmo. O jogador vestiu ainda a camisa da Seleção Brasileira sub-17, onde foi Campeão Mundial da FIFA em 2003.

Já Raffael dali do Herta foi para o Dínamo de Kiev. Na equipe ucraniana teve a honra de vestir a camisa 7 que pertenceu a Andry Shevchenko. Teve passagem pelo Schalke 04. E no ano de 2013 chegou ao Borussia Monchengladbach, onde conseguiu em 189 jogos, 72 gols e 34 assistências. Equipe onde ainda atua.

Em junho de 2019 Raffael esteve em Fortaleza de férias e admitiu negociar com alvinegro de Porangabussu, seu time de coração.

Os dois irmãos Ronny e Raffael sempre se enfrentaram desde as peladas na Praça da Bairro de Fátima. Seu pai, o Caetano insistia para eles estudarem, mas os meninos queriam mesmo era jogar bola.

Em 19/10/2013 pela Bundesliga os dois se enfrentaram. Raffael pelo Borussia Monchengladbach e Ronny pelo Herta Berlim. Mesmo na reserva Ronny viu sua equipe vencer a de seu irmão por 1 x 0, gol de Adrian Ramos. Raffael foi titular e levou um cartão amarelo.

O jogo teve até à aposta. 100 cestas básicas para doar a instituição de caridade de Fortaleza, para o irmão que perder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar