Assistência Técnica é o tema central do Pecnordeste 2020
A Comissão Técnico Cientifica do Seminário Nordestino de Pecuária –PECNORDESTE e os dirigentes do Sitema FAEC/ SENAR- CE escolheram como tema central do evento deste ano a Assistência Técnica: Ferramenta fundamental para o aumento da produção, produtividade e rentabilidade. O Seminário é um importante evento do agronegócio nordestino e, em 2020, chega a sua 24ª edição, sendo uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC , Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE e pelos Sindicatos Rurais, que busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenas empresários do setor, sempre abordando temáticas relevantes para o agronegócio nordestino e trazendo o debate de temas que impactam no dia a dia do produtor e na sua atividade.
O evento ocorrerá de 04 a 06 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza com uma ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 9 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, através da realização de palestras, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural, como o Artesanato e a Apresentação de Trabalhos Científicos. Além da programação técnica, o evento conta com uma área de 4.500 mil m 2 para exposição, onde serão realizados a XXIV Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, estimulando a geração de negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais, mercado pet e artesanato, apoiando o setor produtivo na realização de investimentos, na comercialização de produtos, na apresentação de serviços e incentivando às atividades não agrícolas no meio rural, principalmente, o artesanato .
Assistência Técnica e Gerencial-ATeG
A escolha do tema central do PECNORDESTE , se deu em função da importância do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG , que está sendo trabalhado pelo SENAR nacional e regionais, visando o incremento da produção, da produtividade e da rentabilidade, disse o Coordenador Geral do PECNORDESTE, Rodrigo Diógenes. Já o Superintendente o SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva, informou que no Estado do Ceará, onde o programa vem se desenvolvendo desde 2015, e deverá contemplar em 2 anos 4 mil produtores em diversas cadeias produtivas, através do Programa Agrinordeste. Durante dois anos cada produtor receberá assistência técnica direta em sua propriedade uma vez por mês, além de au oficinas de campo .No momento, estamos mobilizando os produtores através dos Sindicatos Rurais filiados à FAEC e treinando os técnicos de campo, para inicio imediato dos trabalhos, disse o Superintendente o SENAR .
Simpósio Internacional do Caju
A grande novidade deste ano, será a realização dentro do PECNORDESTE , do Simpósio Internacional do Caju, promovido pelo instituto Caju Brasil , que tem como presidente o engenheiro agrônomo Victor Hugo, egresso da Embrapa, onde foi técnico por muitos anos e Chefe da Embrapa Agroindústria Tropical. Segundo ele, o evento tem como objetivo maior reunir o principais atores do caju no âmbito nacional e internacional e discutir os novos avanços tecnológicos. Victor Hugo observa ainda, que o ultimo evento internacional sobre o caju realizado no Ceará, ocorreu na década de 90.
Durante o PECNORDESTE ocorrerão ainda mais quatro os eventos ventos paralelos: III Seminário de Contabilidade Rural, II Seminário de cooperativismo, II Seminário Agronegócio X Justiça, Encontro dos Produtores de banana.