Setor portuário privado segue recomendações da Anvisa para prevenção ao Coronavírus
ATP participou de reunião da autarquia e portos já atualizam planos de contingência
Representantes da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) participaram, na última sexta-feira (31), em Brasília, de reunião sobre a situação atual do novo Coronavírus no Brasil, os riscos e as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o setor de portos. O encontro foi promovido pela Conaportos (Comissão Nacional de Autoridades dos Portos), coordenada pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura.
De acordo com o Diretor-Presidente da ATP, Murillo Barbosa, os portos privados estão atentos ao monitoramento da epidemia do novo vírus e às medidas adotadas pelo governo. “Os portos privados estão cientes da gravidade da situação e possuem planos de contingência para informar as autoridades sobre possíveis casos do novo Coronavírus em tripulações de navios que fazem escala no Brasil”, afirma.
Durante a reunião, a coordenadora de Infraestrutura e Meios de Transporte em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Anvisa, Viviane Vilela, apresentou o cenário atual do vírus no país e trouxe recomendações para atuação dos portos brasileiros.
Segundo ela, caso exista suspeita do vírus em algum tripulante de embarcação, o comandante deve reportar imediatamente à Anvisa. O tripulante deve ficar isolado em um camarote ou local privativo e utilizar máscara.
As demais recomendações para os terminais são: veicular informes sonoros da Anvisa sobre o vírus nos portos; intensificar limpeza, desinfecção e reforçar a utilização de equipamentos de proteção individual; além de manter as equipes em alerta nos postos médicos.