Como o Capitalismo Consciente – tema central do Fórum Econômico Mundial 2020 – pode ser implementado nas empresas brasileiras?

O Fórum Econômico Mundial, que reúne 3 mil líderes globais na cidade de Davos (Suíça), até o dia 24/Janeiro, elegeu o Capitalismo Consciente como tema central do encontro deste ano

O Fórum entende que um novo capitalismo é possível e necessário, com mais consciência, bem-estar social e sustentabilidade como propósito para as empresas e todos os pontos de relacionamento inseridos na “Quarta Revolução Industrial”.

No Brasil, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil, criado em outubro de 2013, conta com 100 corporações associadas. O objetivo do Instituto é estimular as empresas a adotarem práticas de sustentabilidade e bem-estar social para todas as partes envolvidas em um negócio – colaboradores, consumidores, fornecedores e comunidade – e não somente gerar lucro para os acionistas.   

Para disseminar os fundamentos do capitalismo consciente, o Instituto realiza eventos, workshops e dinâmicas – com jogos empresariais e de desenvolvimento pessoal – in company e, em algumas oportunidades, atividades abertas ao público em geral. Para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, o Instituto entrega aos associados conteúdos online – notícias, artigos, sinopses de publicações e vídeos de apresentações, palestras e workshops – elaborado com curadoria de jornalistas voluntários, além de publicar livros de renomados autores nacionais e internacionais sobre o tema. 

O Instituto também estabelece parcerias com instituições de ensino superior para que o Capitalismo Consciente seja uma disciplina acadêmica e contribua na formação de uma nova geração de gestores e empreendedores. 

Para falar sobre como o Capitalismo Consciente pode ser implementado nas empresas, qual o estágio atual desse propósito nas empresas brasileiras e os desafios de implementação, podemos colocá-lo em contato com Hugo Bethlem, presidente do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar