E-commerce pode garantir economia significativa na compra do material escolar
Variação de preços chegou a 325% em 2019, segundo Procon-SP |
||
Mais um novo ano se inicia e, com ele, os gastos considerados já tradicionais da época. Entre as despesas desse período está a compra do material escolar e, junto a ela, um significativo esforço dos pais para garantir preços mais baixos. Imagem: Pixabay Segundo dados do Procon-SP, a variação entre os valores dos itens da lista de material escolar chegou a 325% antes do início do ano letivo de 2019, e não deve ser muito diferente em 2020. Portanto, para quem vai aproveitar o mês de janeiro para antecipar as compras do material, algumas dicas e cuidados podem ajudar a garantir uma economia significativa. Pesquisa ajuda a encontrar preços mais baixosPesquisar os preços antes de efetuar a compra ainda é a melhor forma de encontrar boas promoções e descontos. As lojas online podem ser grandes aliadas dos pais nesse quesito. Segundo dados divulgados também em 2019 pela Rakuten Digital Commerce, o valor do ticket médio no setor de papelaria nos seis primeiros dias de janeiro do ano passado aumentou em 11%, demonstrando que os pais têm migrado das lojas físicas para o e-commerce em busca de preços mais baixos nos itens escolares. De olho nessa tendência, as lojas de todos os portes têm se preparado. “Além da possibilidade de pesquisar os preços do material com poucos cliques em dezenas de lojas, a opção pela compra no e-commerce traz mais comodidade, pois os pais e responsáveis evitam as lojas lotadas e as longas filas comuns a esse período do ano. A compra é feita em casa e o material é entregue também em casa, economizando tempo, estacionamento e combustível, ”, afirma Thiago Sarraf, da consultoria Dr. e-commerce. Sarraf também destaca que alguns cuidados são necessários nas compras online. “É importante que, ao decidir em qual loja – ou quais lojas – as compras serão realizadas, os pais e responsáveis façam uma breve pesquisa na internet sobre a reputação da empresa. Isso evita dores de cabeça em relação à entrega e até mesmo à idoneidade da loja”, ressalta o especialista. Sobre Dr.e-commerce Criada em 2013 pelo empreendedor Thiago Sarraf, a Dr. e-commerce é uma consultoria que ajuda a traçar estratégias de curto, médio e longo prazo para e-commerces pequenos, médios e grandes. Sem restrição de nichos. Por meio de um bom planejamento através da consultoria é possível diminuir custos e economizar mais de 100 mil reais por mês de acordo com o porte da loja virtual. |