Organizações repudiam ato violento contra exposição antirracista na Câmara dos Deputados
Mais de 40 entidades se posicionam diante do ato de deputado que quebrou um quadro denunciando o genocídio da população negra no Brasil
É repudiável e completamente inaceitável o fato ocorrido hoje, dia 19 de novembro, em que o deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) quebrou um quadro que denunciava o genocídio da população negra no Brasil, presente na exposição Resistir no Brasil na Câmara dos Deputados.
Esse fato se torna ainda mais revoltante e rechaçável por acontecer na véspera do Dia da Consciência Negra, em uma exibição que rememora e exalta a resistência do povo negro no Brasil e denuncia as múltiplas formas de violência cotidiana à que a população negra está submetida em todo o país.
Não importa a época do ano, é importante ressaltar que todo e qualquer ato de racismo e violência deve ser condenado e denunciado amplamente pela sociedade. Sabemos que manifestações desse tipo têm raízes profundas no passado escravista desse país, cujos efeitos insistem em permanecer no imaginário social e nas estruturas de nossas instituições.
Sem o enfrentamento veemente do racismo, a sociedade brasileira continuará falhando sistematicamente em garantir o acesso à plena cidadania a todo o conjunto de seus cidadãos e cidadãs, se distanciando cada vez mais da construção de uma verdadeira participação democrática que permita e garanta o usufruto de garantias constitucionais a que todas e todos têm direito.
Assinam esta nota:
- GELEDÈS – Instituto da Mulher Negra
- Uneafro
- Educafro
- Iniciativa Negra por Uma Nova Politica sobre Drogas
- 342Artes
- ABONG
- Ação Educativa
- Acredito
- Agora é Com A Gente
- Atados
- Bancada Ativista
- Casa Fluminense
- CEDAPS
- CENPEC
- Conectas Direitos Humanos
- Delibera Brasil
- Fundação Avina
- Fundação Tide Setúbal
- Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero
- Goianas na Urna
- IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa
- IGA – Instituto de Governo Aberto
- Imargem
- INESC
- Instituto Alana
- Instituto Alziras
- Instituto Cidades Sustentáveis
- Instituto Fernand Braudel
- Instituto Physis – Cultura & Ambiente
- Instituto Update
- Instituto Vladimir Herzog
- ISA – Instituto Socioambiental
- Jogo da Política
- Mapa Educação
- Muitas
- Ocupa Política
- Open Knowledge Brasil
- Oxfam Brasil
- Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político
- Política Viva
- Rede Conhecimento Social
- Rede Feminista de Juristas
- Rede Justiça Criminal
- Rubens Naves Santos Jr Advogados
- Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais
- SINTET – UFU Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia
- Transparência Capixaba
- Viva Lagoinha
Sobre o Pacto pela Democracia
Plataforma de ação conjunta ampla e plural, que reúne mais de 120 organizações sociais, além pesquisadores (as), ativistas, servidores públicos e lideranças políticas com e sem mandato dos mais variados partidos para, juntas e juntos, defender e aprimorar a democracia brasileira. Tem como principais objetivos promover a cultura democrática, valorizando o pluralismo, a tolerância e o engajamento cidadão nos marcos da democracia.