Muitos sorrisos, histórias e uma segunda casa
Acompanhe a história de uma atendida que encontrou a felicidade na LBV.
Cada um fazendo a sua parte conseguiremos mudar o mundo para melhor! Essa afirmativa se enquadra completamente no trabalho solidário realizado pela Legião da Boa Vontade (LBV), uma vez que a ajuda de amigos colaboradores é transformada em serviços sociais que colaboram para o protagonismo de crianças, jovens, mulheres e idosos, em prol de transformar a vida de cada um deles.
Como exemplo desse atendimento, vale citar o Vida Plena que, através de inúmeras atividades, ajuda no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, na socialização e no fortalecimento dos vínculos familiares de idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social.
A senhora Maria Ivone, de 74 anos, é atendida pelo Vida Plena e, apesar de todas as dificuldades, contou a sua história com a ‘segunda casa’, como ela mesma chama a LBV, com um semblante de agradecimento e felicidade.
“Eu morei a vida toda aqui no bairro, sempre ouvi falar da LBV, depois que minha filha ficou adulta eu vim participar do programa, hoje tenho 74 anos, não tem quem diga, mas eu não posso ficar só em casa, a gente fica solitário pensando besteira. Aqui [na LBV] eu faço muitas coisas, foi aqui que aprendi a [usar o] computador, faço artesanato, música, tenho várias atividades”, disse a senhora Maria Ivone.
Dados apresentados pelo Ministério da Saúde (MS) apontam que, atualmente, a população idosa representa 14,3% dos brasileiros, o que corresponde a 29,3 milhões de pessoas. Sendo assim, é de extrema importância prezar por um envelhecimento saudável.
“Eu sempre digo para todos que tenho 3 casas, a que eu moro, o médico e a LBV, pois aqui eu conheci uma nova família que me acolheu com muito amor e me deu vários irmãos, meus amigos, que são pessoas importantes para mim, a gente sai junto, eles vão na minha casa, é muito bom”, continua.
Dentre as várias atividades desenvolvidas no Vida Plena, vale ressaltar o artesanato, a música, o acompanhamento social e as ações externas de lazer e cultura.
Na oportunidade, a atendida agradeceu, com um sorriso genuíno, os colaboradores da LBV: “Eu agradeço muito minha filha e a todos que ajudam a LBV, porque ajudando a LBV, [vocês ajudam] a nós, os idosos. Aqui eu tenho muita felicidade”, afirma Maria Ivone.
O cuidado com os idosos é uma forma de retribuir o amor, o carinho e tantos anos de trabalho que eles tiveram. Hoje, ainda com muitos desafios e inúmeras histórias para contar, eles mantêm, aqui na LBV, um lindo sorriso no rosto.
Continue sendo um elo nessa corrente de solidariedade! Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Rua Alziro Zarur, 275 – Vila Manoel Sátiro – Para mais informações, ligue: (85) 3484-3533.