Nova Escola cria produto digital inédito com a participação dos educadores de todo o país
Mais de 3.500 professores participaram do processo de cocriação do Nova Escola Box,
uma caixa de conteúdo digital com dicas práticas de sala de aula
|
|
A Nova Escola, marca que conta com uma história de 33 anos ao lado dos educadores, lançou-se ao desafio de cocriar com professores e gestores de todo o país nos últimos meses. O resultado é um produto digital inédito no mercado. O Nova Escola Box é uma caixa com conteúdo digital que traz dicas práticas de sala de aula, feitas por professores e para professores. O lançamento será nesta terça-feira, 15 de outubro, Dia dos Professores. Ao criar um produto que não existe no mercado, a Associação Nova Escola quer ressignificar o capital emocional da marca, reconhecida por sua publicação mais antiga, a revista Nova Escola, que deixa de circular em outubro de 2019. “Acompanhando a realidade do educador, a Nova Escola agora passa por uma transformação digital que alcançará mais professores em todo país”, afirma Guilherme Luz, CEO da Nova Escola.
A ideia do Nova Escola Box partiu da percepção dos principais desafios e das necessidades dos professores em sala de aula. A campanha mobilizou digitalmente 3.500 educadores de todo o Brasil. Foram realizados também workshops presenciais com mais de 50 docentes e 10 influenciadores digitais da educação.
“Nós não tínhamos como oferecer algo que fosse realmente relevante para o educador sem que ele participasse da construção desse produto do começo ao fim. A Nova Escola sempre valorizou o protagonismo do professor, e o nosso desafio agora é levar até eles a transformação digital ”, diz Patrick Casimiro, Coordenador de Design e UX da Nova Escola.
Etapas da Cocriação O apoio por parte de gestores, o letramento digital e a formação continuada foram os principais desafios apontados pelos 3.500 educadores que participam ativamente do processo de cocriação, iniciado em julho de 2019.
Foram quatro etapas de cocriação, que aconteceram paralelamente por encontros presenciais e digitalmente por questionários e posts interativos nas redes sociais. Na primeira, os participantes falaram sobre esses desafios, necessidades e problemas enfrentados no dia a dia da profissão. Nessa fase de ideação, foram formuladas possíveis soluções para ajudá-los com os novos conteúdos.
Na próxima etapa, sobre hipóteses, também em julho de 2019, a equipe de Nova Escola apresentou aos educadores três possibilidades de produtos que poderiam resolver essas questões. Os professores avaliaram as sugestões que seriam as mais interessantes e validaram os novos produtos e formatos de conteúdo.
Na hora de falar sobre as funcionalidades, na terceira etapa, foi feito o planejamento das características da novidade digital. A partir das hipóteses avaliadas na fase anterior, foi desenvolvido um protótipo, e os participantes tiveram a oportunidade de testar e avaliar essa versão inicial de produto.
Até a terceira etapa, os educadores vieram até a Nova Escola presencialmente e digitalmente. Na etapa final, em setembro de 2019, foi a hora da Nova Escola ir até os educadores e testar os protótipos nas escolas onde trabalham.
“A transformação digital na qual todos estamos imersos nesse momento também atinge os educadores, que repensam diariamente o seu papel e significado em ser professora e professor no século XXI, cujo um dos principais desafios é entender e acompanhar esta geração ativa em redes sociais e nascida em um ambiente digital”, explica Livia Perozim, antiga editora da revista Nova Escola e atual product manager do Nova Escola Box.
Nova Escola Box O Nova Escola Box é uma caixa de ideias digital para facilitar o dia a dia do professor, para inspirar, baixar, usar e colocar o aluno no centro da aprendizagem. Toda semana serão apresentados conteúdos e ferramentas digitais para auxiliar no planejamento dos professores, com práticas de sala de aula, casos reais, ideias e relatos de professores, textos, vídeos, materiais pedagógicos, moldes e referências teóricas, tudo isso alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Pensando nessa transformação do impresso para o digital, a nova campanha institucional da Nova Escola trabalha o reposicionamento da marca, já que o Nova Escola Box nasce da descontinuação da revista impressa. Essa mudança é retratada a partir de quatro personagens que têm relação com a Nova Escola, revisitam sua história e transmitem a nova essência do digital. Na comunicação, também não foi deixado de lado a idealização do novo produto a partir do processo de cocriação, através um mini documentário que mostra o processo completo com todas as etapas e participantes, até chegar ao lançamento que traz a modernidade e jovialidade que nasceu no digital e é para o digital – assista ao vídeo do Manifesto Nova Escola Box AQUI! O Nova Escola Box será pago, com planos de assinaturas mensais, semestrais, anuais e bienais – acesse AQUI!
Como funciona a cocriação A cocriação da Nova Escola nasceu do digital por convites pelas redes sociais e email marketing, e manteve-se digital ao longo das colaborações até o resultado final. A presença física dos educadores aconteceu paralelamente, tratando dos mesmos assuntos e etapas, mas por encontros presenciais, em numa série de estratégias de design thinking, que permitem que várias pessoas trabalhem coletivamente as ideias. O processo de cocriação é uma maneira que diversas empresas e organizações têm encontrado para desenvolver produtos e serviços mais alinhados às necessidades dos usuários de determinados produtos, da qual todos participam de todas as etapas, contribuindo com sugestões, críticas e testes. No caso da Nova Escola, reforça o valor da associação de colocar o educador no centro, a partir da participação na criação de um produto que poderá de fato usar em seu dia a dia. O design thinking é um processo de criação que envolve etapas que vão do mapeamento de problemas e necessidades até a criação dos primeiros protótipos de um produto, que serão testados com os clientes. Site: Nova Escola Box
Sobre Nova Escola A Nova Escola é a maior plataforma de conteúdo e serviços para professores e gestores escolares do Brasil. A missão da associação é impactar positivamente a Educação brasileira por meio de recursos de alta qualidade para todos esses educadores. Com 33 anos de história, se consolidou como referência entre profissionais da Educação pela capacidade de unir teoria e prática, além de oferecer esses recursos em linguagem simples e acessível – planos de aula, cursos, reportagens e vídeos. Mantida pela Fundação Lemann, a Nova Escola tem hoje 3 milhões de visitantes únicos por mês em seu site, 1,3 milhão de seguidores no Facebook. |