Calçados de couro e sustentáveis ganham preferência entre os brasileiros, aponta estudo do IEMI
IEMI Inteligência de Mercado avalia quais são as percepções e preferências do consumidor em pesquisa sobre o Comportamento de Compra de Calçados | |||
Os calçados de couro estão cada vez mais presentes na decisão de compra dos consumidores. Estudo lançado pelo IEMI – Inteligência de Mercado demonstra que 25% dos brasileiros adquiriram o item em sua última compra e destes 55% (ou 14% do total) afirmam que o fato de o calçado ser de couro teve um peso relevante na escolha. E aqui trata-se de couro natural e não imitações a partir de materiais sintéticos.
A pesquisa avaliou o interesse no consumo de calçados de couro e de calçados sustentáveis. Ao todo, foram entrevistados 1.250 consumidores acima de 18 anos e de todos os poderes de compra e regiões do País. A análise foi dividida em duas partes: a demanda por calçados de couro, e o interesse por calçados sustentáveis (que geram menos perdas, que sejam recicláveis ou mais duráveis e que seus processos de produção consumam menos água ou energia ou utilizem menos substâncias prejudiciais ou tóxicas).
“O estudo é resultado de uma parceria com a JBS Couros e o IEMI para avaliar a percepção de valor dos calçados de couro para os consumidores brasileiros e a crescente importância da sustentabilidade das marcas na decisão de compra de calçados”, diz o economista Marcelo Prado, diretor do IEMI.
Jorge Bitencourt, gerente executivo de Marketing da JBS Couros, afirma que os consumidores vêm demonstrando um interesse cada vez maior por empresas que seguem práticas responsáveis e sustentáveis e que ainda há muito espaço para crescer nesse mercado. “A JBS Couros saiu na vanguarda do setor com o lançamento, no início do ano, de um couro sustentável. O Kind Leather rapidamente tem ganhado espaço entre importantes clientes globais, já que oferece uma série de benefícios ambientais, sociais e econômicos relevantes”, explica Bitencourt.
Com relação ao calçado sustentável, 45% dos consumidores acreditam ter adquirido um produto com essa característica em sua última compra. Dentro deste grupo, 42% (ou 19% do total) afirmam que a sustentabilidade foi um fator muito relevante à escolha no momento da compra.
De todos os participantes, 65% dos consumidores pagariam mais por um calçado de couro e 58% estariam dispostos a pagar mais por um calçado sustentável. Na média, os entrevistados afirmaram que pagariam até 25% a mais por um produto de couro e sustentável.
O diretor do IEMI aponta o número relevante de que 70% dos consumidores que adquiriram calçados de couro natural em sua última compra afirmaram que o produto de couro deveria custar mais caro que um calçado do mesmo modelo e de outro material. “Isto ressalta o potencial de agregação de valor que o couro oferece”, afirma Prado.
Atributos na escolha da marca
Qualidade lidera atributos na escolha da marca
Independentemente do tipo de calçado, entre os principais atributos que mais agradam os consumidores na hora de escolher uma marca, estão a qualidade do produto (57%), o preço acessível (50%) e o produto “calçar bem” (49%).
De acordo com consumidores entrevistados que adquiriram o calçado de couro em sua última compra, quando comparado com um calçado de outro material, o produto é mais confortável mais durável, com maior qualidade, mais bonito e sofisticado. Em termos de design, o produto é bem avaliado, mas ainda pode se diferenciar mais, provavelmente por conta do apelo atemporal explorado pelas marcas que ofertam o produto no mercado e que agrada a maioria dos consumidores.
Segundo o IEMI, a média de valor pago por um calçado de couro é de R$ 318,62 e por um calçado de outros materiais é de R$ 221,79. O estudo ainda aponta que a frequência média de compra para os calçados de outros materiais é de 3,8 vezes por ano, enquanto que os consumidores que adquiriram calçados de couro apresentam uma frequência média superior, de 4,4 compras/ano. “Até por estarem enquadrados em um grupo com maior poder de compra”, indica Prado.
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