65% do PIB do Brasil corresponde a negócios familiares
O sucesso de um negócio familiar alia a experiência de vida dos pais ao desejo de independência financeira dos filhos. A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e alimentação saudável, impulsionou espontaneamente a família na roda do empreendedorismo e está em plena expansão pelo país.
“Porto seguro”, “herói”, “modelo a ser seguido”… Estas são algumas das maneiras carinhosas com que filhos e filhas costumam definir os pais. Mas, não só. Para outros, essas figuras transcendem a paternidade e são também chamados de “colegas de trabalho” ou até mesmo de “sócios”.
E não são poucos. Segundo um recente estudo divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os negócios familiares correspondem a 90% das empresas abertas, sendo responsáveis por 65% do PIB, além de empregar 75% dos trabalhadores do país. Empresas familiares desempenham um papel crucial na economia global. Segundo o Sebrae, no Brasil, 90% das empresas são familiares, contribuindo com cerca de 65% do PIB e empregando 75% da força de trabalho. No entanto, apenas 30% dessas empresas conseguem passar para a segunda geração, e um percentual ainda menor, cerca de 12%, chega à terceira geração. A história de sucesso do Frango no Pote é um exemplo inspirador de como uma boa gestão e um forte vínculo familiar podem quebrar essas estatísticas e garantir a perpetuação dos negócios.
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, por exemplo, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. Suas filhas, em especial, já consumiam e “faziam parte” do universo saudável e fitness, o que colaborou e incentivou o início de toda essa história.
“A empresa surgiu totalmente de maneira familiar, do desejo de montar um negócio que pudesse aliar cuidados com o planeta e a saúde das pessoas. O sucesso crescente do negócio se deve, sobretudo, à qualidade dos produtos oferecidos, agregado ao objetivo em comum de proporcionar uma melhor qualidade de vida à nossa família e aos clientes”, afirma Edmar, CEO da rede.
Todas as primeiras 26 unidades foram abertas com dinheiro próprio, um verdadeiro recorde do período, afinal todos se uniram para fazer aquele sonho sair do papel, o que serviu de termômetro do mercado para o maior e significativo passo: franquear a marca.
A decisão de expandir além das fronteiras do Distrito Federal partiu do interesse de outras pessoas, de shoppings e empresários de outros ramos querendo fazer parte do negócio, inclusive dos filhos, que sempre estiveram juntos no caminhar da empresa.
Edmar Mothé foi e é o principal combustível na vida dos filhos. Rafael, filho mais velho de Edmar, é atualmente seu braço direito na área administrativa. “Meu pai sempre foi um exemplo de perseverança e visão. Trabalhar ao lado dele é um privilégio e uma oportunidade de aprender diariamente. Nós compartilhamos a mesma paixão pelo negócio e pela busca constante por inovação e excelência”, comenta Rafael.
Bruna Mothé é a filha do meio, diretora de compras da rede, responsável pela área de supply e desenvolvimento de produtos, que também compartilha dessa visão: “Se eu pudesse descrever meu pai em uma palavra, eu escolheria ‘determinação’. É incrível aprender ao lado dele e dar continuidade nesse caminho, em um ramo que sempre fui apaixonada. Sempre tivemos uma relação muito tranquila, de muito apoio e parceria, e com certeza isso fortalece nossos negócios e a empresa como um todo”, afirma Bruna.
A filha mais nova, Adriana Mothé, é gerente de comunicação. Ela trouxe criatividade e encanto a todo o design da marca. Logo no início, Edmar ainda era resistente à era digital e às redes sociais. Adriana teve de convencê-lo da importância de cada detalhe. “Eu sabia que para alcançar o público mais jovem e dinâmico, precisaríamos estar presentes nas redes sociais e inovar no marketing digital. Foi um desafio, mas ver meu pai se abrir para novas ideias e ver os resultados positivos foi gratificante”, relata Adriana.
Edmar, orgulhoso da trajetória e da união da família, conclui: “Ver meus filhos ao meu lado, contribuindo para o crescimento da Bio Mundo, é uma satisfação imensa. Eles trouxeram novas ideias e perspectivas que ajudaram a empresa a se desenvolver. Juntos, estamos construindo um legado que vai além do sucesso empresarial; estamos promovendo saúde e bem-estar para nossos clientes e cuidando do nosso planeta.”
Com o engajamento de toda a família, a Bio Mundo continua a expandir, mantendo os valores de sustentabilidade, saúde e bem-estar no centro de suas operações, e servindo de exemplo para outras famílias que desejam empreender juntas.
Sobre a Bio Mundo
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana.
A empresa nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos, as lojas oferecem mais de 3 mil itens incluindo produtos sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. O setor à granel da rede é o maior do país, com mais de 300 variações entre grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com uma linha exclusiva de encapsulados para nutrição e suplementação, desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade.
Presente em 22 estados do Brasil + o DF, em apenas 8 anos de história, possui mais de 170 lojas.
É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional, é marca Top Of Mind dos brasileiros e é detentora, por duas vezes tanto em 2022 quanto em 2024, do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.