64% dos consumidores pretendem realizar compras de Natal online e retirar na loja física

Varejistas que operam de forma omnichannel possibilitam uma jornada de compra completa aos clientes – as vendas de 2024 devem crescer 2,1% em relação ao ano anterior

Neste mês, por conta das comemorações do fim de ano, as vendas físicas no varejo se intensificam, e tanto nas lojas quanto nos shoppings centers os varejistas precisam estar preparados para atender os consumidores. No cenário atual, atuar de forma omnichannel é o fator mais atrativo de compras para os consumidores. Unir, por meio de uma experiência integrada, o que acontece no mundo digital com o mundo físico atrai mais clientes pela funcionalidade da compra.

De acordo com pesquisa recente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas no varejo para o Natal de 2024 devem crescer 2,1% em relação a 2023. Segundo a pesquisa “Vem Chegando o Natal” — Tendências de Consumo da Globo, 72% dos brasileiros pretendem comprar presentes de Natal. E nenhum dos dois canais — físico e online — deve ser subestimado pelos lojistas; a integração entre as vendas físicas e digitais veio para ficar, e a omnicanalidade tornou-se uma das principais tendências do varejo.

De acordo com o levantamento da Globo, 76% dos entrevistados gostam da opção de comprar na loja e receber em casa. Os dados ligam o alerta para que o varejo retome as atenções à experiência fornecida aos clientes durante a jornada de compra, já que 64% preferem a opção de comprar pela internet e retirar o produto na loja física.

A chamada omnicanalidade é a principal estratégia de integração de vendas, pois possibilita uma experiência funcional e facilitada ao consumidor, uma vez que fornece mais variedades de produtos e opções de consumo de modo personalizado. “A estratégia omnichannel ajuda, sem dúvidas, a construir, por meio dos canais digitais, uma relação do consumidor com a marca. Se sua empresa consegue cativar o cliente ao estar por dentro das maiores tendências do mercado, como mesclar o meio físico e digital, a imagem do seu negócio será positiva”, comenta Tibério Valcanaia, diretor técnico do Myrp Enterprise, sistema de gestão integrado voltado às grandes operações do varejo de moda.

“Um dos principais objetivos da venda omnichannel é fazer com que não haja diferença entre a compra online ou presencial, além de possibilitar a experiência de realizar a compra de onde e quando desejar, sem restrição de horário ou lugar. Outro ponto que vale destacar é que a omnicanalidade faz com que o cliente fique sempre satisfeito, pois se o produto não está disponível na loja, é possível que a compra seja feita e retirada em outra unidade ou até mesmo que ele receba o produto em casa”, finaliza Valcanaia.

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