Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

53% dos empresários têm expectativa de faturar mais neste 4º trimestre, aponta Boa Vista

O percentual representa crescimento de 7 pontos percentuais na comparação ao mesmo período do ano passado

04 de dezembro de 2019 – 53% dos empresários entrevistados pela Boa Vista demonstraram otimismo quanto à expectativa de crescimento do faturamento para este fim de ano. O que representa um crescimento de 7 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2018, quando 46% tinham esta percepção. Outros 27% disseram que o faturamento seguirá igual neste último trimestre; enquanto 15% esperam uma diminuição. 5% afirmaram não ter opinião.

Outros 48% dos empresários informaram estar ávidos a fazer novos investimentos ainda neste último trimestre de 2019. O percentual representa um aumento de 10 pontos percentuais (p.p.) em comparação ao mesmo período de 2018. O gráfico a seguir ilustra os números:

Quando questionados em quais áreas pretendiam investir, 52% dos empresários disseram que em Tecnologia. Já em Novos Produtos e Serviços foram 51% dos respondentes, enquanto que em relação a investimentos em Pessoal e Força de Trabalho foram 39% dos entrevistados.

Inadimplência
30% dos empresários esperam uma diminuição da inadimplência neste último trimestre de 2019 contra 26% no mesmo período de 2018. Já para a maioria (40%), a inadimplência deve seguir igual, enquanto para 23% deverá aumentar. 7% disseram não ter opinião.

Endividamento
35% dos empresários acreditam que 2019 deverá fechar com um nível de endividamento igual ao de 2018. Outros 35% esperam que o endividamento diminua. Ao mesmo tempo, 15% esperam um aumento do endividamento, uma diminuição de 4 p.p. em relação ao quarto trimestre de 2018.

Demanda por crédito 
28% dos empresários afirmaram que irão demandar mais crédito no mercado até o fim de 2019, uma queda de 5 p.p. em relação a 2018. 61% não demandarão mais crédito (aumento de 7 p.p. comparado a 2018), e 11% não têm opinião.

Dentre os 28% que pretendem demandar crédito, 42% o farão com o objetivo de realizar novos investimentos, 32% para alavancar novos negócios e 26% para pagar empréstimos, credores, etc, como ilustra o gráfico a seguir:

Juros para contratação de crédito
Ainda entre os 28% que responderam que irão demandar mais crédito até o fim deste ano, 55% esperam encontrar taxas de juros menores. Um crescimento de 17% em relação ao 4º trimestre de 2018. Outros 26% esperam encontrar juros iguais, enquanto 19% esperam juros maiores este ano.

Essas e outras informações da pesquisa estão resumidas em infográfico. Para ter acessoclique aqui.

Metodologia
A Pesquisa Perspectiva Empresarial entrevistou mais de 500 empresários, em todo o país, entre os meses de setembro e outubro. A metodologia utilizada foi a quantitativa, por meio de consulta eletrônica via internet. O universo é representado por empresas do Comércio (atacadista e varejista), de Serviços (instituições financeiras e construção civil) e Indústria. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança, e margem de erro de 4% p.p., para mais ou para menos.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.