4ª edição do Programa Mentoria Jovem Aeris capacita membros da comunidade indígena Tapebas, no Ceará

Programa voltado à formação de jovens em situação de vulnerabilidade social em Caucaia (CE) reforça a importância da atuação proativa das empresas nas comunidades onde atuam, promovendo desenvolvimento social e inclusão profissional de populações vulneráveis

Foto: Divulgação/Aeris Energy

 

A quarta edição do programa “Mentoria Jovem Aeris 2024” acaba de ser concluída com a formação de oito jovens da comunidade indígena Tapebas, localizada no município de Caucaia (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza. No total, desde a primeira edição, mais de 30 jovens já passaram pelo programa. Com idades entre 18 e 24 anos, esses jovens, muitos deles em busca de sua primeira oportunidade de emprego, participaram de uma série de capacitações personalizadas para o mercado de trabalho.

As capacitações são ministradas pelos colaboradores da Aeris, colocando em prática o trabalho voluntário e a integração entre empresa e comunidade. Com duração de cinco meses (maio a setembro) e dividido em cinco etapas, a edição deste ano contou com 12 profissionais da companhia atuando como mentores dos participantes, com uma dedicação total de 16h de voluntariado corporativo.

Com o objetivo principal de promover a inclusão social e profissional de populações em situação de vulnerabilidade social, o programa “Mentoria Jovem Aeris 2024” ofereceu uma série de cursos técnicos e de habilidades interpessoais, tais como o uso de aplicativos como Excel e Power BI em diferentes níveis, gestão do tempo e comunicação assertiva. As capacitações foram desenvolvidas com base nas áreas de interesse dos participantes, identificadas durante o processo de seleção.

Uma das participantes do projeto foi Amanda da Silva, 24 anos. Segundo ela, o programa não só transformou sua vida como também reforçou a importância de projetos que capacitam jovens em situação de vulnerabilidade social. “Participar desse programa foi muito importante para minha carreira profissional, principalmente na escolha do caminho a seguir. Eu ainda não sabia como dar os primeiros passos e qual profissão escolher. Pude desenvolver diversas habilidades técnicas, mas também pessoais, que me proporcionaram confiança e clareza para enxergar possibilidades e aproveitar oportunidades. Sinto que agora tenho mais ferramentas e o conhecimento necessário para construir um futuro”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar