Visitas guiadas às exposições do 6º prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as artes plásticas têm agendamentos até 30/06

Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas em Fortaleza tem três exposições em cartaz até 1º de julho

Museu da Indústria e Museu de Arte Contemporânea do Ceará do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estão com as mostras de artistas contemporâneos com visitação gratuita e programa educativo

A mais relevante iniciativa do gênero no país, o Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas está em cartaz por Fortaleza até 1º de julho, conjuntamente pelo Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC|CE) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e no Museu da Indústria.

No MAC|CE do CDMAC estão reunidos trabalhos dos cinco artistas vencedores da sexta edição do Prêmio, que são Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP). No mesmo espaço, também está em cartaz a exposição Verzuimd Braziel – Brasil Desamparado, que referencia a seleção de obras pelo curador premiado Josué Mattos (SC) nessa edição do CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça, que reúne obras dos artistas André Parente, Anna Bella Geiger, Carla Zaccagnini, Cildo Meireles, Clara Ianni, Dalton Paula, Daniel Jablonski e Camila Goulart, Daniel Santiago, Ivan Grilo, Lourival Cuquinha, Regina Parra, Regina Silveira, Santarosa Barreto, Thiago Honório, Thiago Martins de Melo e Vitor Cesar.

Em paralelo às mostras do Prêmio, é realizada a exposição A Intenção e o Gesto, que integra o projeto Arte e Indústria. A iniciativa homenageia artistas com processos de criação relacionados à produção industrial, que em sua terceira edição, traz na curadoria de Marcus Lontra, trabalhos do artista Sérvulo Esmeraldo, como o grande celebrado. Em Fortaleza, A Intenção e o Gesto será dividida entre o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar, que está em cartaz com mais de 70 obras de Esmeraldo, constituindo-se uma grande exposição do artista no próprio Estado em que ele nasceu, enquanto no Museu da Indústria outros 08 trabalhos de Esmeraldo se unem em diálogo artístico às obras dos artistas contemporâneos Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchoa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira.

Fortaleza é a única capital do Nordeste a receber as exposições da sexta edição do Prêmio, que teve seu início no ano passado, no Museu Brasileiro (MuBE), em São Paulo. Brasília e Goiânia também já sediaram as mostras, que de Fortaleza seguem para o Rio de Janeiro (julho a setembro) e a Florianópolis (outubro a fevereiro de 2019).O Prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em Fortaleza, a exposição tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Instituto Dragão do Mar.

AÇÃO EDUCATIVA – O Prêmio também se destaca pela ênfase no programa educativo, realizado em paralelo às exposições, que contempla visitas mediadas, cursos, ateliês e ações poéticas direcionadas aos diversos públicos que frequentam as mostras, entre eles professores, alunos das redes públicas e particulares, estudantes universitários e famílias. Os agendamentos para as visitas e outras atividades promovidas pelo Educativo nos dois museus poderão ser realizados pelo fone (85) 3201-3901 ou pelo email  educativopremiomvilaca@gmail. com.

Serviço:

6º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça Para as Artes Plásticas

Visitações gratuitas: até 01/07/2018

Exposição dos 05 artistas premiados + Exposição Verzuimd Braziel – Brasil Desamparado pelo curador premiado + Exposição A Intenção e o Gesto com obras de Sérvulo Esmeraldo:

Museu de Arte Contemporânea do Ceará

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

(Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)

De terça a sexta-feira, das 9h às 19h (último acesso às 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (último acesso às 20h30);

Segmento da exposição A Intenção e o Gesto com obras de Sérvulo Esmeraldo em diálogo com trabalhos de outros 10 artistas contemporâneos:

Museu da Indústria

(Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)

De terça-feira a sábado, das 9h às 17h; domingos, das 9h às 13h.

Agendamento de visitas mediadas e informações sobre a ação educativa:

(85) 3201 – 3901 (segunda a sexta, das 8h às 17h), ou pelo e-mail educativopremiomvilaca@gmail. com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial