Supermercados, buscam soluções de acessibilidade para deficientes visuais

“O percentual de deficientes visuais que sabem ler em braile é muito baixo e as novas tecnologias podem ser uma aliada importante na inclusão”, diz Presidente da ABDI

 

Com uma população de mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, o Brasil se depara com grandes desafios para ampliar a acessibilidade no setor varejista, especialmente nos supermercados, que conta com mais de 80 mil lojas em todo o país. Com isso, como é possível melhorar a jornada de compras do cliente? Quais soluções podem ser aplicadas para tornar a experiência do usuário mais acessível e humana?

Pensando nisso, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), pretende desenvolver e identificar, por meio do ecossistema de startups, possíveis tecnologias que possam ajudar os deficientes visuais em suas jornadas de compra no varejo supermercadista. O desafio será coordenado pelo Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA), iniciativa da ABDI, que irá premiar em dinheiro as startups com as melhores soluções para o ecossistema de supermercados do país. “No Brasil, o percentual de deficientes visuais que sabem ler em braile é muito baixo e as novas tecnologias podem ser uma aliada importante na inclusão dessas pessoas. Esse é um projeto que traz um gosto especial para todos nós, além de se tratar de um grande desafio”, explica o Presidente da ABDI, Guto Ferreira.

Durante o período de desenvolvimento das soluções, que se encerra no dia 24 de maio, os consultores do ProVA estarão disponíveis para mentorias individuais às startups. No dia 28 de setembro, as finalistas serão anunciadas e convidadas a apresentar os projetos a uma banca de especialistas e, após esse processo, serão escolhidas as ideias vencedoras.

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