Prefeito Roberto Cláudio inaugura Serviço de Atenção Especializada para pessoas vivendo com HIV/Aids no Jangurussu

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou a nova sede do Serviço de Atenção Especializada (SAE) para pessoas vivendo com HIV/Aids, na manhã desta segunda-feira (30/04), no Jangurussu. Instalado na Policlínica João Pompeu Lopes Randal, o novo equipamento de referência tem como objetivo descentralizar esse tipo de atendimento nos diversos bairros da Cidade.

“Estamos abrindo um novo espaço que envolve novos consultórios médicos e também de outras áreas, como de nutrição e psicologia, farmácia para entrega dos antirretrovirais e laboratório de exames, que são muito importantes para acompanhar a carga viral e resposta ao tratamento no dia a dia do paciente, tudo funcionando de forma integrada”, afirmou o gestor da capital.

Ao todo, são nove salas climatizadas que possibilitarão atendimento e tratamento qualificado a portadores de HIV/Aids. O acesso será por meio de encaminhamento, após entrada nas unidades de saúde (posto de saúde ou Centro de Testagem Carlos Ribeiro), quando é realizado um teste, convencional ou rápido, e, em casos diagnosticados reagentes para a doença, serão referenciados ao SAE.

“Aqui, o usuário terá a condição de ser acompanhado de forma integral, pois nessa unidade temos ainda equipe da Saúde da Família, que vê o paciente como um todo, além de contarmos com outros tratamentos específicos, podendo prestar um serviço mais humanizado”, contou Joana Maciel, secretária da Saúde, ao lembrar das vantagens da instalação desse Centro em uma policlínica.

Evando Oliveira, representante do Fórum do Movimento Social Luta Contra a AIDS, parabenizou os esforços da gestão em ampliar o número de SAEs na Cidade. “Para nós, pessoas que vivem com HIV, esta é uma conquista, pois vai proporcionar um melhor atendimento a todos. Percebemos o esforço do Prefeito e da Secretária da Saúde com a temática ”, declarou.

Fortaleza conta com nove serviços descentralizados do tipo distribuídos entre os bairros Jacarecanga, Cocó, Rodolfo Teófilo, Conjunto Ceará, José Walter, Messejana, Jóquei Clube, Edson Queiroz e Jangurussu.

Todos os fortalezenses podem fazer teste rápido de HIV nos 110 postos de saúde da cidade e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Carlos Ribeiro, localizado na Rua Jacinto de Matos, 944 – Jacarecanga, sendo gratuito e com sigilo do resultado garantido. O exame deve ser feito sempre que tenha ocorrido uma relação de risco, sexo desprotegido ou compartilhamento de agulhas de seringas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial