Origens do futebol americano no Ceará e no mundo

Esporte disputado com a bola oval, o futebol americano tem semelhanças e diferenças com o nosso futebol tradicional, mas a origem é igual, na Inglaterra, até chega a terras cearenses. Por isso hoje vamos contar um pouco da história em geral deste esporte tão difundido na terra do Tio Sam e que cresce lentamente no Brasil. 

Ceará: Em 2002, o Ceará Cangaceiros surgiu logo depois em 2007 veio o Dragões do Mar. Dessa união uma agremiação nova foi fundada em 10 de dezembro de 2013, o Ceará Caçadores.  A equipe disputa a Superliga Nacional. 

Outra equipe de futebol americano no Ceará, o Roma Gladiadores disputa a divisão de acesso, a Liga Nacional e foi fundado em 2009 

O Ceará Caçadores tem duas equipes, uma principal que disputa as competições e uma de desenvolvimento que prepara jovens em média em um ano para jogar pelo time. A equipe de desenvolvimento, na maioria conta com jovens entre16 e 17 anos, os treinos geralmente são nas manhãs de domingo no Estádio Presidente Vargas.  O principal jogador da equipe é o Quaterback, Romário Reis. Em outro podcast vamos destacar cada posição, por enquanto vamos falar da história. A maioria dos jogadores da equipe tem outra profissão e joga o esporte sem remuneração. 

Outra equipe que surgiu no cenário local foi o Fortaleza Trintões, que iniciou em 2016, com um grupo de amigos que queria apenas se exercitar fisicamente. A equipe ainda não oficial e que começou treinando nas areias do Aterro de Iracema, busca já em 2018, o reconhecimento da CBFA. Os treinos do Fortaleza é sempre as terças e quintas às 19h no Aterro e aos sábado as 18h no campo do ASAS. 

BrasIl: Seria na década de 90 que o futebol americano teve seu começo no Brasil, nas areias de praia do Rio de Janeiro, de acordo com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). Apenas nos anos 2000, o esporte passou a ser jogado de forma equipada. A CBFA fala que existem 150 equipes. 30 times são do Brasil Futebol Americano, 30 na Liga Nacional e 10 na Liga Nordeste. 

São três modalidades de futebol americano no Brasil, o futebol americano de praia e o flag football, mas a principal categoria é a tackle football, equipado (igual à NFL). Segundo ainda a CBFA, o público cresce cada vez mais e hoje existe uma média de 2 mil a 5 mil por jogo. 

O campeonato Brasileiro de Futebol Americano é organizado pela Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB), que substitui a CBFA e é dividida em Brasil Futebol Americano (BFA) e a Liga nacional de futebol americano, divisão de acesso. Antes era chamada de Liga Brasileira, que foi criada por oito times que estavam no Torneio Touchdown 2009, aconteceu duas edições 2010 e 1011, com a final Brasil Bowl.. 

A primeira edição, através da CBFA foi em 2012 e a segunda em 2013. Já em 2014 foi criada a SuperLiga. Em 2016 houve a unificação de ligas em um campeonato nacional e os títulos do Torneio Touchdown foram considerados conquistas de campeonato nacional. 

Os campeões desde 2009 foram Rio de Janeiro Imperadores, (2010) Vila Velha Trintões, Cuiabá Arsenal, (2011) Corinthians Steamrollers, Fluminense Imperadores, (2012) Corinthians Steamrollers, Cuiabá Arsenal, (2013) Jaraguá Breakers, Coritiba Crocodiles, (2014), Vasco da Gama Patriotas, Coritiba Crocodiles, (2015) Timbó Rex, João Pessoa Espectros, (2016), Timbó Rex. 

Hoje (2018), o torneio principal do Futebol Americano no Brasil é dividido por conferências Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste 

Eua (Mundo): Nos EUA, o futebol americano começou a partir do rugby e do futebol tradicional. Em 1876, representantes de universidades padronizaram, o “American Football”.Foram quando criaram os downs, e eram três oportunidades para avançar cinco jardas, hoje são 4 chances para chegar a 10 jardas e continuar avançando no campo adversário. Para quem não conhece no começo o esporte permitia até voadora nos peitos dos adversários conhecidas como ofensivas entrecruzadas. Em 1905 morreram 18 jogadores por causa da falta de regras mais rígidas, em 1910 foram extintas as ofensivas entrecruzadas. 

Com as mudanças de regras em 1933 através da National Football League (NFL), muitas equipes foram banidas do esporte. Mas foi a 2° guerra mundial que mudou as regras de vez, quando 600 jogadores foram convocados a ir à guerra. A NFL começou a permitir substituições ilimitadas e times de ataque e defesa. Na década de 50 com a chegada da TV e o crescimento do esporte muitas equipes quiseram participar da NFL, mas foram impedidas e surgiu a American Football League (AFL). Na década de 1960 a rivalidade das duas confederações criou Super Bowl com vencedor de cada liga. 

O Super Bowl que é afinal da NFL, foi criada em 1967 e com a fusão das duas confederações se tornou permanente em 1970. O evento é visto mundialmente por mais de 150 países, com picos de audiência de 120 milhões de pessoas só nos EUA, com a propaganda mais cara da TV, com 5 milhões de dólares em 30 segundos e lançamentos de shows de artistas no intervalo. Em 2017 Lady Gaga, fez com 117 milhões de pessoas parassem para ver seu mini show. 

A Copa do Mundo de Futebol Americano teve cinco edições. A primeira em 1999 na Itália vencida pelo Japão que venceu novamente na edição de 2003 na Alemanha. Em 2007, no Japão, deu os EUA, que venceram também na Áustria em 2011 e na sua casa em 2015. 

Esse foi pequenino resumo, podemos e vamos detalhar melhor esse esporte e suas regras em outros episódios. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *