O rugby no Ceará, Brasil e no mundo

Por que falar de rugby? O que isso tem haver com o futebol tradicional? Hoje vamos contar a história do rugby no Ceará, no Brasil e no mundo e saber como estamos diante de uma história incomum com o futebol jogado com os pés. 

Ceará 

Em 2014, ocorreu o primeiro Campeonato Cearense de Rugby Sevens (Olimpico). Eu me lembro que durante a faculdade Jornalismo tive uma experiência com meus amigos de intervenção urbana e fomos ao aterro de Iracema e lá pude eu e colegas de curso ver o treino na areia de times que disputam jogos com a bola oval, não dava para ver se era rugby ou futebol americano, eram treinos técnicos não de jogo. 

São 11 times de rugby no Ceará, o Aurora Rugby Club e o Araripe Soldiers (Juazeiro do Norte), do interior e seis da capital: Asa Branca, Centuriões, Sertões, Leoas, Monolitos e Dona Maria. Até 2016 o estado do Ceará ainda detinha o maior número de equipes de rugby do Nordeste tanto na categoria XV, como na categoria 7`s (seven-a-side). Seis equipes masculinas e cinco equipes femininas. 

Em 2015, o Campeonato Cearense foi vencido pelo Asa Branca, em 2016 CE na For (Asa Branca) e 2017 Asa Branca que venceu sua duas partidas no torneio XV, as partidas eram válidas pelo grupo cearense no Nordeste Super XV, com Sertões e Tubarões, isso seria apenas o primeiro turno, como no restante da temporada as equipes não tinham equipes para garantir um bom desenvolvimento de jogo, o Asa Branca se sagrou campeão cearense 2017, tricampeonato da categoria XV. 

Em um torneio disputado em Quixadá, o Asa Branca venceu o Campeonato Cearense 2017 na categoria Sevens, com a participação ainda de Monólitos, Sertões, Centuriões e Tubarões. 

São ainda informações escassas que vamos tentando reunir para montar uma ideia do que esporte é no momento atual no nosso Estado do Ceará. 

Brasil 

No país existem versões de como chegou aqui esse esporte da bola oval. Seria uma política de influência do império britânico, que através de clérigos, operários, militares, empresários, estudantes ou imigrantes que chegaram ao país com bolas na bagagem e regras para difundir o esporte pelo Brasil. Futebol e rugby chegaram juntos. O esporte chegou por aqui no século XIX. 

De acordo com o historiador Paulo Várzea o primeiro clube de ar e terrestre foi o Paissandu Atlético Clube fundado em 1875. Era um esporte tão popular na origem como o futebol praticado com os pés. Outro clube que surgiu foi o São Paulo Athletic Club. Eram partidas realizadas entre sócios deste clube e foi nesse mesmo ano que se realizou a primeira partida de futebol. 

O primeiro clube exclusivo para a prática de rugby no Brasil foi o Clube Brasileiro de Futebol Rugby surgiu em 1891 com Luiz Leonel Moura e companhia. Ele que havia estudado no Elizabeth College na Inglaterra trouxe ao Rio o rugby e o soccer. 

Charles Miller que foi quem introduziu o futebol no Brasil formou também em 1895 a primeira equipe de rugby do São Paulo Athletic Club.  Miller depois deixou de lado o rugby para se dedicar somente ao futebol e por isso em 1896, outro adepto do esporte Augusto Shaw levou o rugby ao Colégio Mackenzie. 

Depois foram se formando outras equipes e a seleção brasileira de rugby que jogou e 1932 contra a África do Sul e 1936 contra a Grã-Bretanha, quando perdemos por 82 a 0. Durante e depois da segunda guerra mundial, o esporte deu uma breve parada e queda de popularidade retomando em 1963 com a criação da União Rugby do Brasil (URB). No ano seguinte se realizou o 3° campeonato sul-americano com o Brasil ficando em segundo lugar. 

Durante os anos foram acontecendo transformações no esporte no Brasil, antes disputado por apenas quatro clubes e 95% de jogadores estrangeiros em 1988 já eram 75% de jogadores nativos e 35 clubes. 

Atualmente são seis federações locais pertencentes à Confederação Brasileira de Rugby (CBR). Entre as principais competições se destacam o Campeonato Brasileiro de Rugby, Taça Tupi, Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens, Super Sevens, além de competições regionais e estaduais.  

Realmente é muita história para contar em um podcast somente, mas aqui trazemos os principais detalhes e posteriormente vem mais história deste esporte e principalmente as regras. 

 

Mundo 

São diversas modalidades de rugby pelo mundo. A principal delas é o Rugby de quinze (XV), depois o Rugby  league (treze) e o que já comentamos o Seven, além de praia, de toque, cadeira de roda e subaquático.  

A versão de que o surgimento do Rugby se deveu ao estudante William Webb Ellis que estudava no colégio de Rugby em Warwickshire e teria pego a bola com as mão e saído correndo até a linha de fundo da área adversária, em 1823.  

Em 1863 se fundou a Football Association com 21 clubes unidos em regras comuns de várias modalidades do futebol. Ou seja futebol e rugby eram o mesmo esporte até então. Devido a uma disputa sobre as regras do esporte de jogar ou não com a mão e sobre os tackles, em uma reunião em Londres, no dia 26 de janeiro de 1871, os 21 teams se reuniram e fundaram a Rugby Football Union. 

O jogo número um internacional foi jogado entre Andrew´s  Escócia e a Inglaterra deu Escócia por 1 gol e try, contra o try da adversária. 

Em 1886 foi criada a Internacional Rugby Football Board com a participação da Escócia, Irlanda e Pais de Gales. Durante os tempos vários rompimentos foram acontecendo entre os países devido às regras e criações e dissoluções de entidades. 

Em resumo algumas regras que veremos em outro podcast, mas vamos só passar aqui rapidamente. O número de jogadores caiu de 20 para 15 em 1877 e o formato da bola oval que foi adotado em 1892. 

O primeiro campeonato internacional foi realizado em 1883, com Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales. A Inglaterra foi à primeira campeã. Mas a Copa do Mundo teve sua primeira edição somente em 1987 com a Nova Zelândia sendo campeã, a Austrália seria campeã, na edição seguinte em 1991. A terceira Copa do Mundo seria na África do Sul em 1995 e foi retratada no filme Invictus de 2009, com Morgan Freeman como Mandela que conta a história de como a união levou a negros e brancos torcerem por uma seleção que acabou ganhando essa edição, a África do Sul. 

Em 1999, a Copa do Mundo foi realizada no País de Gales e foi vencida pela Austrália, em 2003 foi na Austrália e a Inglaterra foi à campeã. Em 2007 a França foi sede da competição e a África do Sul se tornou bi-campeã. Em 2011, a Nova Zelândia sediou e ganhou o torneio sendo bi mundial também. Em 2015 foi a Inglaterra sede e a Nova Zelândia tri mundial. 

 

 

 

 

Antes de falar sobre o tema de hoje, vai aqui um abraço ao tio da Valeria, tem mais de 80 anos, torcedor do Ceará e Botafogo do Rio de Janeiro, fã do Gomes Farias, seu  Mairton do sitio Almecergas do Crato. Já até entrou na cabine do Gomes Farias em uma transmissão no Crato. Já trabalhou no time do Crato, tem muitas camisas do Ceará. Foi a minha tia também torcedora do Ceará, Chistiane Luci, economista progressista e que ama o pré-carnaval, o carnaval, e tem a cara da família Alves, que me falou desse senhor. 

Aqui vai também um recado e um parabéns para o meu primo segundo, filho da minha prima Karine, Isaac Kauan, 16 anos que acabou de ser negociado para o Bahia, em troca de Tinga que vem para o Fortaleza. Isaac que vai ao tricolor baiano, fica ainda com 50% dos direitos econômicos ainda pertencendo ao Leão do Pici. O primo foi destaque na Copa Nordeste –sub 20 e Copa Sâo Paulo sub 20, com uma assistência na estréia no empate contra o Volta Redonda quando deu o passe para o gol de Wedsney. Já combinei com ele e numa próxima edição do podcast provavelmente vou entrevista-lo. 

E o tema de hoje é esse, falar sobre as negociações de Ceará e Fortaleza, as principais contrações para esse primeiro semestre. E também alguns destaques das demais equipes para o Campeonato Cearense de 2018.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial