Novo curso da Academia Internacional de Cinema tem foco em criação de séries de TV

O curso Criação de Séries de TV desenvolve um perfil emergente no mercado audiovisual brasileiro: o do roteirista que elabora e acompanha todas as etapas da criação e execução de um projeto de série para TV.

O número de séries originais brasileiras só tem crescido nos últimos tempos. Conseguimos terminar o ano de 2018 com número recorde de produções destinadas aos serviços de streaming, enquanto na TV aberta já temos notícias de que a Globo pretende continuar investindo muito em séries nacionais após suas novelas, e tudo indica que a Rede TV pretende retomar a produção de séries nacionais em 2019, além de diversos projetos de outras emissoras.

Dados assim mostram a importância de se ter profissionais preparados para esse segmento específico do mercado audiovisual, e foi pensando nisso que a Academia Internacional de Cinema preparou o curso “Criação de Séries de TV”, destinado a pessoas com experiência profissional ou em fase avançada de estudos nas áreas de roteiro, produção e direção que tenham interesse em desenvolver conteúdo seriado para TV e ampliar suas habilidades narrativas e de gestão de projetos.

A roteirista e produtora Joana Brea, professora da Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, explica o que é necessário para se trabalhar com séries de TV: “Há que se ter uma experiência e um perfil profissional muito específico. Antes de mais nada, você precisa ser um bom roteirista; depois, precisa também ser um produtor, entender de mercado, do negócio de televisão”.

O curso é inspirado no trabalho dos criadores de séries e de showrunners do mercado internacional – os profissionais que estão por trás de séries que conquistaram o público nos últimos anos, como Game of Thrones, Breaking Bad, Narcos, 3%, La Casa de Papel, e muitos outros.  

O curso tem duração de um ano, dividido em dois módulos, com aulas duas vezes por semana.

MÓDULO 1

O aluno compreende o panorama de mercado para séries no Brasil, entende o processo conceitual de construção de uma história, aprende a criar a bíblia da série e desenvolve o piloto da primeira temporada.

MÓDULO 2

O aluno se concentra no processo criativo e produtivo, desenvolvendo a estética do projeto, bem como a produção executiva, abordando processos de financiamento, orçamento, cronograma, etc.

ORIENTAÇÃO E RODADA DE ROTEIRO 

Além das aulas, o aluno conta com orientação individual para o desenvolvimento dos projetos, aulas de formatação de bíblia, prática de pitching e participa da Rodada de Roteiro, um evento final em que os autores terão a oportunidade de apresentar seu projeto de série para produtoras convidadas.

Ao final do curso, o aluno terá elaborado um material robusto – projeto, bíblia e piloto de série – e adquirido conhecimentos de mercado para realizar projetos e colocar em prática novas ideias.

A inscrição no curso pode ser feita no site e é acompanhada do envio de uma carta de intenção para o e-mail: coordprod@aicinema.com.br.

Sobre a Academia Internacional de Cinema (AIC)

A AIC é uma escola que, desde 2004, oferece mais de 40 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual, da ideia à distribuição, com cursos de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas, além de dois cursos técnicos de formação profissional: Filmworks – Técnico em Direção Cinematográfica, e Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV. Com infraestrutura técnica e professores atuantes no mercado audiovisual, a AIC se destaca pela ênfase na prática e na teoria aplicada. Ao longo de sua exis tência, já produziu com seus alunos mais de 2 mil curtas metragens. Sua agenda de eventos inclui palestras e debates com dezenas de cineastas reconhecidos nacional e internacionalmente. Uma lista completa de professores e cineastas convidados pode ser visualizada no site: www.aicinema.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *