Liderança, competência exemplar na gestão municipal brasileira

É verdade, Itatira, ou melhor, o povo de Itatira, devido a competência do Prefeito Almir, vem sendo contemplado com  

as ações que as instâncias superiores promovem nas cidades. 

Controle fiscal, contas saneadas, gestão transparente para poder se habilitar aos investimentos dos governos Estadual e Federal, modelo hoje, infelizmente, não possível em boa parte das gestões municipais. 

 

Da redação 

Excelente relacionamento com o Governo Camilo Santana, liderança popular autêntica cultivada através de trabalho político há mais de 20 anos, sintonia com a Câmara de Vereadores na defesa dos interesses do município, empreendedor nato, conversa abertamentecom as demais lideranças políticas, classistas e religiosas, com total transparência.  

Esse é Antônio Almir Bié da Silva, liderança política do Ceará, detentor de uma carreira exemplar, considerando o momento atualque o Brasil atravessa na avaliação pública das instituições republicanas. 

Foi Prefeito do município de Itatira no período de 2001 a 2008. E também no período de 2012 a 2016. Reeleito no último pleito municipal, em 2016, com mandato até 2020, éum campeão de votos e recordista em mandatos no Estado do Ceará. Mesmo com as dificuldades que os municípios brasileiros vêm enfrentando nesses últimos dois anos, principalmente os gestores da Região Nordeste, José Almir não deixou cair a sua performance, o seu desempenho como uma marca política, de gestor dinâmico que desafia as próprias condições conjunturais da época. 

Nunca perdeu uma oportunidade de ir buscar junto ao Governo do Estado e do Governo Federal o “pedaço” que Itatira merece e tem direito nas novidades das políticas públicas de investimento dos órgãos que estão acima do município.  

É verdade, Itatira, ou melhor, o povo de Itatira, devido a competência do Prefeito Almir, vem sendo contemplado com as ações que as instâncias superiores promovem nas cidades. Em todas as áreas: saúde, educação, saneamento básico, esporte e lazer, enfim, a melhoria da qualidade de vida do povo e aumento da renda e emprego. 

Sabendo que o governador Camilo Santana projetava a construção de ‘areninhas’ para as cidades do interior cearenses, em municípios com população abaixo de 

40 mil habitantes, ele logo se mobilizou e garantiu uma’areninha’ para Itatira, construída com 80% dos recursos do Estado e 20% do Município. 

É aí onde está a tática, ou melhor, a boa gestão pública: Controle fiscal, contas saneadas, gestão transparente para poder se habilitar aos investimentos dos governos Estadual e Federal, modelo hoje, infelizmente, não possível em boa parte das gestões municipais. 

 

As obras 

A atual gestão do Prefeito Almir tem se destacado na realização de obras na área de saúde, educação, principalmente assistência às crianças, como creches e escolas do Ensino Fundamental, quadras esportivas e demais áreas. Sempre conversando com as representações comunitárias. “Estamos sempre conversando comas comunidades, com os moradores e moradoras para ouvir as solicitações e demandas de todos… A administração vai buscar as melhores soluções para cada solicitação”. 

O município foi destacado com vários prêmios. “A nossa cidade foi premiada com as Unidades Básicas de Saúde Raimundo da Cunha Júnior – PSF III, e Unidade Básica de Saúde IV.Itatira está localizada na microrregião Canindé, está dividido em 4 Distritos e a Sede. O Distrito de Lagoa do Mato foi elevado a categoria de Vila em 1953. O Distrito de Bandeira foi criado em 1968.Já os distritos de Cachoeira e Morro Branco foram criados em 1989. A população de Itatira é quase 20 mil habitantes, segundo IBGE/2010. A economia gira em torno da agropecuária e do comércio varejista e atacadista. 

 

Festival de Quadrilhas  

As manifestações culturais e religiosas da população itatirense são frutos da miscigenação que a compôs. Sendo assim, acumula costumes indígenas, africanos e europeus. Com essa miscigenação de culturas e etnias, Itatira realiza o MAIOR FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS da Região Central cearense. 

Com o FESTIVAL atrai a presença de famílias de todo o Ceará, inclusive de Fortaleza, o queacontece no período de 30 de junho a 02 de julho, na Praça da Matriz de Lagoa do Mato. A promoção é da Prefeitura Municipal de Itatira e do Departamento Municipal de Cultura Caipira. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial