LBV completa 41 anos de história, transformando vidas no estado do Ceará

Com a ajuda do povo, LBV presta relevantes serviços a famílias de baixa renda. 

 

Em 11 de setembro de 1977, era inaugurada no Ceará, a Legião da Boa Vontade (LBV). Instalada na capital, Fortaleza, a Instituição nasceu com a missão de ofertar serviços e atendimentos gratuitos para famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Mais do que a prestação de um serviço social, a entidade, que completa 41 anos de atuação no estado em 2018, se sente honrada pela oportunidade de em décadas de trabalho se dedicar, não só a cuidar, mas transformar vidas. Tudo isso, por meio de valores como o amor, carinho, atenção, respeito e o amparo, símbolos da LBV, visando sempre a formação de cidadãos ecumênicos. 

Em seu Centro Comunitário de Assistência Social, localizado na Rua Alziro Zarur, 273 — Vila Manuel Sátiro, a Instituição promove, diariamente, diversos programas e ações em prol das famílias. Dentre elas, se destacam os programas “Criança: Futuro no Presente!”, que contribui para o protagonismo de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; “Programa Vivência Solidária”, cujas atividades são voltadas para jovens e adultos de 18 a 59 anos; e, “Programa Vida Plena”, destinado a idosos com idade igual ou superior a 60 anos. 

A LBV estende o apoio aos familiares dos atendidos, que recebem acompanhamento social, além de participação em palestras e oficinas socioeducativas. Atualmente, cerca de 300 famílias são atendidas na unidade. 

As campanhas emergenciais empreendias pela Legião da Boa Vontade chegam ainda mais longe. Como incentivo à educação, a campanha “Criança Nota 10 — Proteger a infância e acreditar no futuro!”, beneficia com kits pedagógicos crianças e adolescentes, nos meses de janeiro a março. Além de incentivá-los a prosseguir nos estudos, apóia os pais que não possuem recursos para a compra do material. 

A campanha “Natal Permanente da LBV” beneficia com cestas de alimentos centenas de famílias atendidas por ela e por organizações parceiras em Fortaleza e em municípios do estado do Ceará que enfrentam a estiagem, especialmente residentes na Zona Rural. 

 

VIDAS TRANSFORMADAS 

O propósito e o significado do trabalho da LBV no Ceará pode ser exemplificado através da história de Flaviana Saraiva, uma das atendidas pela Instituição. Com 40 anos, desempregada, Flaviana mora em uma casa com apenas um cômodo, em uma comunidade de Fortaleza, bairro Vila Peri. 

Junto com ela, dividem o espaço seus 3 filhos, todos atendidos diariamente pela LBV, Antônio Elson Saraiva de Sousa, 13 anos, Edna Saraiva de Sousa, 12 anos e Vitória Mariana Saraiva de Sousa, 8 anos. Já não bastassem os problemas sociais decorrentes da condição de Flaviana, em 2014, aos 36 anos, 4 anos após a gestação prematura da sua última filha, ela foi diagnosticada com um problema renal, que lhe levou a um tratamento de hemodiálise. 

Sobre a influência do tratamento na sua rotina, Flaviana explica que “o tratamento acontece todas as terças, quintas e sábados pela manhã. Durante os outros dias da semana fico em casa cuidando das crianças”, relata. Nos dias marcados ela segue de ônibus até o hospital público onde realiza o procedimento de 5h30 até às 11h. 

Segundo ela “o que passo em uma máquina durante quatro horas não desejo ao meu pior inimigo”, enfatiza. 

Há 4 anos começava sua história com a LBV. “Conheci há 4 anos, através da minha vizinha, que me avisou que estavam com inscrições abertas. No mesmo dia fui até lá e na mesma semana meus filhos já estavam matriculados”. Sobre o papel da Instituição na sua vida ela ressalta: ‘‘só tenho a agradecer à alimentação saudável, a educação, o conhecimento, inibição de estarem na rua e, principalmente, em saber que estão em um lugar seguro”, afirma. 

Quando perguntada sobre o que a LBV representa para sua família, a mãe conclui emocionada: “Tudo! Tudo de bom, tudo de maravilhoso!”. 

Atualmente, Flaviana se encontra em fila pública de espera para transplante de rins. 

Conheça essa e muitas outras famílias que recebem diariamente o amparo da Legião da Boa Vontade, tudo graças à ajuda do povo cearense. Visite e colabore! O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, está localizado na rua Alziro Zarur, 275, Vila Manoel Sátiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial