Inspirado no Programa Agrinho Município de Cascavel cria Projeto de Lei instituindo o Dia “D” da Cidadania

Por Silvana Frota

O Programa Agrinho já extrapola os muros das escolas e penetra na comunidade com muita força. Por inspiração do Programa AGRINHO, a Prefeitura Municipal de Cascavel através da Secretaria de Educação, encaminhou Mensagem à Câmara Municipal (Mensagem N° 035, de 25 de setembro de 2018), sugerindo a criação do Dia  “D” da Cidadania, como o dia primeiro de setembro, que foi aprovado por unanimidade.  A Lei de número 1943/2018 foi aprovada no dia 03 de outubro deste ano e sancionada pela prefeita municipal Francisca Ivonete Mateus Pereira.

O Artigo 2 da Lei – determina que durante todo mês de setembro, o Município de Cascavel deverá trabalhar junto às Escolas da Rede Pública Municipal o tema; “Cidadania” em alusões ao Dia da Cidadania e à Semana da Pátria, dando acesso aos discentes a conceitos relativos a problemas sociais, econômicos e políticos visando desenvolver um maior sentimento de amor à pátria.

Em sua justificativa encaminhada ao presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Sebastião de Costa Uchôa, a chefe do Poder Executivo diz:  o Dia Municipal da cidadania vai servir para incentivar discussões sobre o que é de fato o conceito de cidadania. Afinal, cidadania é mais que solidariedade ou mesmo consciência crítica, significa mais do que o livre acesso aos direitos e deveres civis políticos e sociais. É além disso, a necessidade de compreensão e desenvolvimento de maturidade para agirmos conscientemente como cidadãos dentro de uma sociedade democrática.

Conforme o projeto de Lei, buscamos incentivar o debate, construir uma consciência cidadã, diante da necessidade de cada vez mais buscar uma maturidade para agirmos como cidadãos dentro de uma sociedade democrática, disse a prefeita. Acreditamos que a construção de uma sociedade mais humana se faz através de parcerias e a criação de espaços para o protagonismo escolar. Esse protagonismo foi percebido ao longo da execução do Programa AGRINHO em 2018 por meio de momentos de grande significado para a comunidade local, destacou o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Francisco Fábio .  Pereira de Oliveira.

PREMIAÇÃO 

O  Agrinho é um programa de responsabilidade social do SENAR que contribui com a educação de crianças e adolescentes da zona rural. Além de ser trabalhado dentro das escolas como um tema transversal, o Agrinho promove  concursos de desenho, redação, experiência pedagógica e municipio Agrinho . A solenidade de premiação aos  10 melhores trabalhos em cinco categorias serão anunciados durante o evento que se realizará dia  23 de Novembro, no Centro de Negócios do Sebrae.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *