IDENTIFICADA HÁ 40 ANOS, DESNUTRIÇÃO HOSPITALAR AINDA AFETA 60% DOS PACIENTES NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

Tema será debatido em Simpósio realizado pelo Hospital Leforte
 
Embora tenha sido identificada no início da década de 1970, a desnutrição hospitalar ainda é frequente e chega a atingir até 60% dos pacientes internados em instituições de saúde.  Entre as principais complicações estão: piora na resposta imunológica, o que envolve atraso nas cicatrizações, maior probabilidade de desenvolvimento de lesões por pressão, aumento de tempo de permanência de internação e taxa de mortalidade, entre outros.
“O paciente internado tem seu metabolismo alterado devido a doença e com isso tem metas nutricionais específicas.  Se as metas nutricionais não forem atendidas isso gerará um impacto negativo no tratamento. Por isso, a importância de uma avaliação e acompanhamento especializados”, explica a Patricia Ramos, coordenadora Serviço de Nutrição do Hospital Leforte.
Com objetivo de discutir esse tema, o Hospital Leforte promoverá no próximo dia 15 de março, em São Paulo, o IX Simpósio de Nutrição. Com a participação de nutrólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros e profissionais de outras áreas da saúde, a ideia é fomentar o debate sobre temas que vão da importância da suplementação via oral até a análise de casos de desnutrição entre pacientes obesos.
“Criamos um protocolo de atendimento que permite que nossa taxa de melhora do estado nutricional fique entre 85% a 90%”, afirma Patrícia, que também destaca a importância da campanha Diga não à Desnutrição. Idealizada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) a iniciativa tem com objetivo de alertar a população e principalmente os profissionais de saúde sobre a prevalência e os problemas causados pela desnutrição. A nutricionista reforça que a interação entre todos os profissionais de saúde é fundamental para mudar a realidade e os números de um problema identificado há tanto tempo.
Serviço
IX Simpósio de nutrição – Desnutrição hospitalar
Data: 15/03/2018
Horário: das 08h30 às 15h30
Local : Auditório Hospital Leforte Liberdade
Endereço: Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade
Sobre o Leforte
Atualmente, o Grupo Leforte possui três unidades hospitalares que somam 620 leitos, sendo duas em São Paulo, nos bairros da Liberdade e do Morumbi, que têm certificação pela metodologia canadense Qmentum International, nível Diamante, e outra em Santo André, no ABC Paulista. Também possui unidades especializadas em Oncologia, em Higienópolis, Alphaville e Osasco, e uma voltada para Pediatria, em Santo Amaro, além de policlínicas em Alphaville e Cotia.  O Grupo possui grande tradição nas áreas de Cardiologia, Neurologia, Oncologia, Traumatologia, Pediatria e transplantes de medula, fígado, pâncreas e rins. Desde 2017, o Leforte é o Hospital Oficial do GP Brasil de Fórmula 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar