Ferroviário campeão brasileiro da Série D 2018

Vamos destacar o feito inédito no futebol cearense para times da capital alencarina. Trata-se do título da Série D, do Ferroviário Atlético Clube (FAC). Ceará foi Vice-Copa do Brasil; Fortaleza, duas vezes Vice da Taça Brasil que hoje é reconhecida como parte dos torneios nacionais pela CBF. 

A 10ª edição do Brasileirão da quarta divisão foi realizada por 68 equipes que se enfrentaram de 21 de abril a 4 de agosto, com 266 partidas, 677 gols. Edson Cariús, do FAC, foi o artilheiro com 11 gols. 

 

Na primeira fase os times se dividiram em 16 grupos de quatro equipes cada. O Ferroviário veio do Grupo A4, onde liderou com 10 pontos, com duas vitórias e quatro empates que acabou com a demissão do técnico Maurílio Silva. No dia 06 de maio, no Estádio General Sampaio, para 407 pagantes, o Tubarão da Barra venceu o Interporto por 3 x 2, gols de Esquerdinha, Mazinho e Edson Cariús. A equipe veio a campo com Léo, Luiz Fernando, Mazinho, Sávio, Janeudo, Leanderson, Edson, Esquerdinha, Anildson e Liniker. 

A segunda vitória veio na quinta rodada, fora de casa também, contra o 4 de julho, gol de Valdeci. 

 

Já o Treze (PB) liderou seu grupo A9, com 12 pontos, três vitórias e três empates. Venceu o Santa Rita por 4 x 0, o Itabaiana por 1 x 0 e 5 x 0 quando repetiu a vitória sobre o Santa Rita.  

Na segunda fase, o Ferroviário foi a Barra da Corda, no Maranhão e ficou no empate de 3 x 3, contra o Gordino, dois gols de Edson Cariús e um de Janeudo. Já sobre o comando de Marcelo Vilar. 

 

O Treze ficou em 1 x 1 com o URT, na cidade de Pato de Minas, em Minas Gerais. No jogo de volta, Ferroviário venceu 1 x 0, de novo Edson Cariús. O Treze repetiu o empate com a equipe mineira e foi decidir nas penalidades, a classificação para a fase seguinte (3-2 Treze). 

Na terceira fase, o time cearense passou sufoco na primeira partida e ficou no 1 x 1 com o Altos do Piauí, na Arena Castelão, destaque para Juninho Quixadá, que marcou o gol do tricolor coral. O Galo da Borborema levou vantagem quando ganhou de 2 x 0 do Iporá de Goiás, com gols de Leandro Love e Marcelinho Paraíba. 

 

Nos jogos de volta, o Ferrão venceu de 4 x 2, com show de Edson Cariús com três gols e um de Mazinho. Já o mais querido paraibano perdeu por 2 x 1, mas com a soma de placares levou a melhor e passou de fase. 

 

Na sequência as duas equipes finalistas nordestinas, o Treze ganhou do Caxias de 1 x 0 e 3 x 1. Já o Ferroviário fez 3 x 2 no Campinense, gols de Edson Cariús, Juninho Quixadá e Janeudo e perdeu por 1 x 0. Nos pênaltis venceu por 5-4. 

 

Já nas semifinais, o Treze perdeu por 1 x 0 para o Imperatriz (MA) e depois venceu pelo mesmo placar o segundo jogo e, nos pênaltis, levou a melhor e se classificou para a final. O Tutubarão, no PV, meteu logo foi 3 x 1 no São José (RS), gols de Juninho Quixadá, Mazinho e Gleidson, no jogo de volta perdeu de 2 x 1 e na soma dos placares foi à final.  

As finais foram marcadas por pouca presença de público. Na primeira partida na Arena Castelão, 6.407 torcedores viram o Ferroviário ganhar de 3 x 0 do Treze, no dia 30 de julho de 2018. 

 

Na partida que decidiu o título a favor do Tubarão da Barra, no Estádio Amigão,  em Campina Grande (PB), 7 mil pessoas estiveram presentes, no dia 04/08/2018. O Treze que ficou com o vice-campeonato e estava sob o comando do também cearense Flávio Araújo veio a campo, com Mauro Iguatu, Alex, Brumati, Nilson, Coppetti, Zé Carlos, Leilson, Dede, Leandro, Marcelinho Paraíba e Patrick.  A partida terminou 1 x 0 para o Treze. 

 

Já o campeão estava com Gleibson, Lucas Mendes, Afonso, Andre Lima, Mazinho, Sávio, Janeudo, Leanderson, Edson Cariús, Esquerdinha e Luis Soares.  

FERROVIÁRIO ATLÉTICO CLUBE (FAC) CAMPEÃO  BRASILEIRO DA SÉRIE D – 2018. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *