Doações podem reduzir impostos a pagar

Até 3% do IR pode ser destinado para instituições. Saiba como direcionar o seu imposto para projetos sociais

O período de declaração do imposto de renda está começando, para os contribuintes uma oportunidade de, sem gastar um centavo a mais, e ainda fazer um gesto solidário é destinar até 3% do seu IR devido para projetos sociais. As doações podem ser feitas na própria declaração para os Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A prática ainda é pouco difundida no Brasil, segundo dados da receita federal no Estado do Paraná em 2018 menos de 5% da população direcionou o IR, o montante recebido pelo fundo da infância foi de pouco mais de R$ 16 milhões, mas o valor que poderia ser destinado supera os R$ 343 milhões por ano.  “O potencial de doação é imenso, quanto mais pessoas souberem que podem contribuir, mais projetos serão beneficiados”, explica o gerente de marketing e mobilização de recursos da Rede Marista de Solidariedade, Rodolfo Schneider.

Os dados mostram um aumento de 38% no valor das contribuições feitas aos fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre os anos de 2013 e 2017. No entanto o valor ainda é pouco diante da possibilidade de contribuir com mais projetos cadastrados no fundo.

Exemplo

As doações podem contribuir para a rotina das crianças do projeto Cotidianidades, realizado no Centro Educacional Marista Curitiba que atende gratuitamente mais de 300 crianças, no bairro do Fazendinha em Curitiba. O projeto trabalha o brincar de qualidade, o contato com a natureza e as práticas sustentáveis. “É uma valorização da primeira infância, um momento importante no desenvolvimento das habilidades das crianças, para um crescimento saudável e feliz”, explica Ricardo Sartonato, diretor do CEM Curitiba

Como doar

Para destinar até 3% do IR devido o contribuinte deve fazer a declaração no modelo completo, preencher o formulário e clicar em “resumo de declaração”, e logo em seguida em “doação diretamente na declaração – ECA”. Depois é só selecionar o fundo “Municipal” emitir a DARF e pagar até o dia 30 de abril.

Após o pagamento é necessário enviar um e-mail para a instituição informando a doação. “É algo que as vezes as pessoas esquecem, mas é importante para que o fundo repasse aquela doação para a organização escolhida. ” Reforça Schneider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *