Curso em vídeo auxilia prefeituras a prevenir acidentes causados por inundações e delizamentos

Ministrado por profissionais do IPT, curso tem objetivo de auxiliar profissionais de defesa civil a prever desastres e proteger vítimas potenciais em áreas de risco

Os principais desastres naturais no Brasil são as inundações e os movimentos de massa, principalmente os deslizamentos de terra –  nos últimos 30 anos, calculam-se 3524 mortes provocados por este tipo de acidente no país. Quando acontecem, a Defesa Civil é um dos órgãos acionados. Para organizar as ações destinadas a minimizar as consequências para as populações que vivem em áreas de risco, um dos mais importantes e efetivos trabalhos é o Plano Preventivo de Defesa Civil. O PPDC, como também é conhecido, é o tema do recém-lançado curso em vídeo direcionado aos profissionais da área e produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Pesquisadores da Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do IPT apresentam no curso em vídeo como operacionalizar o PPDC especificamente para deslizamentos, compreender sua base teórica e seu mecanismo de funcionamento. Em São Paulo, o programa é implantado todos os anos no dia primeiro de dezembro, que é o início da Operação Chuvas de Verão, e continua usualmente até 31 de março, funcionando a partir de três parâmetros: acumulado de chuvas de três dias, previsão meteorológica e vistorias de campo que, juntos, irão definir as ações da Defesa Civil.

“O curso foi criado para auxiliar os profissionais de defesa civil a perceberem com antecedência que um desastre está prestes a acontecer, e o que fazer para evitar que os moradores das áreas de risco sejam atingidos. A intenção é disseminar o conhecimento em São Paulo, outros estados e até mesmo em outros países”, afirma Eduardo Soares de Macedo, um dos instrutores, lembrando que o curso de 30 minutos está disponível em português e nas versões legendadas em espanhol e em inglês.

O projeto do vídeo foi um dos quatro selecionados no primeiro edital da Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT), que foi lançado em janeiro de 2017, para financiar projetos sociais do IPT voltados à promoção da transformação social positiva e sustentável. Os projetos escolhidos seguem as orientações da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, editada em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo como público direto populações em vulnerabilidade socioeconômica no Brasil.

Confira o curso na íntegra, que está disponível no canal do IPT no YouTube: https://goo.gl/psbzz9

O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e há mais de cem anos colabora para o processo de desenvolvimento do País.

Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, o IPT conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas – inovação, pesquisa & desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento & apoio metrológico, e informação & educação em tecnologia.

Para mais informações, entre em contato com a assessoria de imprensa do IPT.

Flávio Freitas

flaviosf@ipt.br

(11) 3767-4720

Gabriela Romão 

gabiromao@ipt.br

(11) 3767-4741

João Garcia

jgarcia@ipt.br

(11) 3767-4720

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *