CULTURA DE ITAPIÚNA EM DESTAQUE

No dia 25 próximo passado, o Município de Itapiúna, localizado no Maciço de Baturité, viveu um ritual festivo de Cultura, com destaque para a inauguração da Casa da Cultura patriarca José Clementino.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Prefeito do Município, Sr. Dário Coêlho; o Dr. Ernani Rocha Machado, representante do Centro Cultural do Ceará; o Escritor e Poeta José Odmar de Lima, representante da Academia de Letras e Artes do Ceará; o Dr. GONZAGA MOTA, ex- Governador do Ceará e representante da Livraria do Escritor Cearense; o Dr. Francisco APRÍGIO Silva, representante da OAB/CE; o Dr. DEUSIMAR GOMES DE MORAES, Presidente da Academia Cearense de Retórica; a Dra. MARIA LUÍZA FONTENELE DE PAULA RODRIGUES, representando da Associação Cearense do Ministério Público; o Jornalista João Ferreira, Presidente da ACEJI; o Dr. Josbertini Ferreira, ex-secretário de Trabalho e Ação Social do Governo Camilo Santana; o ex-Prefeito de Itapiúna, Dr. Joaquim Clementino; a Sra. Maria do Carmo Dias, Presidente da Federação das Congregações das Associações Comunitárias de Itapiúna, além de educadores e estudantes da rede de ensino municipal.

A solenidade foi presidida pelo Dr. FRANCISCO DE ASSIS CLEMENTINO, Presidente da Associação Cearense de Escritores, com o cerimonial a cargo do competente mestre ISMAEL BEZERRA. A ritualística constou de apresentações artísticas, musicais e performances teatrais, como Capoeira, Bumba meu boi etc, contando, ainda, com a famosa dupla de repentistas/violeiros Geraldo Amâncio e José Vicente, os quais foram bastante ovacionados, como ocorreu com todas as apresentações.

Pode dizer-se ter sido exitosa a efeméride, preconizando um futuro promissor e de grande significado para a cultura daquele Município, de modo a alavancar esse segmento com a perspectiva de desenvolvimento e incremento, sobretudo para a juventude.

Registre-se, com ênfase, que por ocasião da festa inaugural foram doados mais de uma centena de livros de diversos escritores, versando sobre os mais variados temas, demonstrativo do apoio recebido pela novel entidade.

Ressalte-se que o Dr. APRÍGIO SILVA proferiu empolgante pronunciamento, relembrando sua passagem como integrante daquela comunidade e a sua luta em prol do desenvolvimento e da cultura de Itapiúna, ditando ocorrências de gestões realizadas de antanho e que foram de significativa importância para o atual estágio de progresso cultural naquele Município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *