Colégio Militar de Fortaleza é 1º colocado em Concurso Cultural para escolas Shakespeare Hoje

Professor que orientou grupo de alunos será premiado com uma viagem à Inglaterra. Escolas de Bento Gonçalves e Valinhos ficaram em 2o e 3o lugar.

No aniversário de 400 anos de morte de William Shakespeare, o British Council convidou escolas de todo o Brasil a celebrar a vida e a obra do maior dramaturgo inglês de todos os tempos com o concurso cultural Shakespeare Hoje.
Para participar do concurso, professores e alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e professores e alunos de Ensino Médio (1º ao 3º ano) de escolas públicas e particulares de todo o Brasil enviaram vídeos inspirados em Shakespeare, demonstrando como o legado do dramaturgo é atual e pode inspirar jovens a compreender o mundo e o cotidiano. Ao todo, foram recebidos 766 vídeos de todas as regiões do Brasil.
O Colégio Militar de Fortaleza foi o primeiro colocado no concurso, apresentando o vídeo “Quem Serei Eu”, baseado em Hamlet. “Uma das mais celebradas obras de Shakespeare é Hamlet, e seus monólogos existenciais têm despertado a crítica de diversas gerações. O príncipe filósofo ainda hoje suscita reflexão sobre as mais importantes questões da vida. A complexidade desse texto shakespeariano, no entanto, não impede que jovens leitores sintam-se à vontade para interpretar e oferecer novas significações ao famoso solilóquio do ato III (To ber or not to be…) a partir das vivências e das interrogações deles, apropriando-se da voz hamletiana”, diz o professor Vandemberg Simão Saraiva, que orientou um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio de sua escola na produção do vídeo, que mostra uma aluna que, enquanto lê Shakespeare, enfrenta dúvidas sobre as escolhas que deve fazer diante de algo importante para ela: o vestibular.
O 2º colocado foi o E.M. de Ensino Médio Alfredo Aveline, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul e o 3º colocado foi o Colégio Inovati, de Valinhos, São Paulo. Os professores e alunos tiveram acesso ao kit escolar Shakespeare Vive nas Escola, desenvolvido pelo British Council. A editora Edições de Janeiro, parceira do concurso, cedeu capítulos do livro “Shakespeare: o que as peças contam”, de Barbara Heliodora, que mostram quão global e atemporal é Shakespeare. O prêmio para o 1º colocado é uma viagem com acompanhante para a Inglaterra com acompanhante para o professor e vales presentes para os alunos. Os 2º e 3º colocados irão receber vales-presentes.
“As celebrações do programa Shakespeare Lives este ano demonstram a relevância que Shakespeare tem hoje. O material que desenvolvemos para escolas permite que professores explorem temas como o desejo de poder, traição, amor, ódio, conflitos internos – que são universais e permanecem relevantes tanto hoje como há 400 anos”, afirma Martin Dowle, Diretor do British Council no Brasil.

2 comentários em “Colégio Militar de Fortaleza é 1º colocado em Concurso Cultural para escolas Shakespeare Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial